Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 16:21
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Tendo como propósito a excelência e a humanização do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), realizou até o mês de novembro deste ano um total de 75.651 consultas médicas nas mais diversas especialidades oferecidas.

“Conseguimos cumprir a meta esperada conforme a nossa capacidade instalada, elevamos o nível de complexidade e garantimos maior resolutividade no atendimento de acordo com a demanda de pacientes”, disse a diretora técnica do Cermac, Norma Carolina Silveira.

Somente na área de oncologia (mastologia, ortopedia oncológica, cardiologia, endocrinologia e cirurgia plástica, dentre outros), foram realizadas 28.912 consultas médicas. Já a clínica geral, cirurgia vascular, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia e oftalmologia somaram outros 10.134 atendimentos de janeiro até novembro. Neste mesmo período, foram realizados 1.730 exames de mamografia, 5.252 exames de Raios “X”, 3.257 ultra-som e 320 biopsias da próstata. O número de atendimento também foi grande em outras áreas como pneumologia, infectologia, DST/Aids, dermatologia, entre outros. O Cermac conta com 146 profissionais nas mais diversas especialidades, além dos técnicos, assistentes e apoio do SUS.

Neste ano, conforme Norma Carolina, visando ao fortalecimento do atendimento de média e alta complexidade, o Cermac, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), implantou o Serviço de Referência em Retinopatia Diabética para pacientes diabéticos que precisam de cuidados médicos na melhoria da saúde ocular. O serviço oferece o tratamento a laser que visa a estabilização da doença, além do exame de angiografia fluorescênica.

Outro importante programa oferecido é o "Pé em Risco". Implantado em 2003, o ambulatório conseguiu diminuir em 90% o número de amputações realizadas em portadores de diabetes nos hospitais públicos de Mato Grosso. “O Cermac também é referência estadual para os serviços de neurocirurgia, neurologia e neuropediatria”, comentou.

O Centro de Referência possui ainda, entre outros, o ambulatório de Obesidade, que trata pacientes obesos por meio de uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é a redução da prevalência da obesidade em Mato Grosso, tendo como foco a mudança de hábitos da população.

Em abril passado, por exemplo, foi realizado o “Agita Mato Grosso”, que visou conscientizar a sociedade mato-grossense sobre a necessidade de se realizar atividades físicas e de se adquirir hábitos saudáveis de alimentação. Houve ainda o “Agita Servidor”, que foi realizado em parceria com a Secretaria de Administração (SAD) e teve a presença de servidores de todas as secretarias e órgãos do Estado. Para o ano de 2006, a meta é descentralizar o serviço para Rondonópolis e Cáceres, que já fazem as cirurgias bariátricas.

Conforme Norma Carolina, a prioridade é garantir a satisfação do usuário do SUS e o resultado positivo do trabalho foi constado por uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano. De um total de 321 pessoas ouvidas e atendidas pelo Cermac, 299 afirmaram que ficaram satisfeitas com o atendimento, sendo que 18 disseram que tinham dúvidas e apenas quatro se consideram insatisfeitas.

Os pacientes atendidos pelo Cermac são encaminhados pelas unidades básicas de saúde (postos e PSFs) e as unidades secundárias (policlínicas e centros de saúde) e regulados pela Central Estadual de Regulação (CER). O Centro de Referência fica na rua Thogo Pereira, esquina com avenida da Prainha, bairro do Porto, em Cuiabá.




Fonte: diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328410/visualizar/