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Internacional
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 11:37
Por: jonathann Amos

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O satélite de 600 quilos foi lançada em órbita num foguete Soyuz de Baikonur, no Cazaquistão, às 11h19 no horário local (3h19 em Brasília).

O Giove-A irá testar tecnologias fundamentais para o Galileo, o sistema de navegação por satélite (Satnav) de 3,4 bilhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 9,5 bilhões) que a Europa pretende lançar em 2010.

A expectativa é que o Galileo seja um concorrente do GPS (Global Positioning System), dos Estados Unidos, usado atualmente por aparelhos de navegação por satélite.

Com a nova rede, os países da União Européia terão acesso a um serviço de tempo e localização no espaço independente dos Estados Unidos.

O Giove-A irá checar a atuação em órbita de dois relógios atômicos - importante para qualquer sistema Satnav - e vários outros componentes que serão incorporados aos 30 satélites do sistema Galileo.

Estas naves espaciais devem entrar em órbita no final de 2010.

Exatidão 'revolucionária'

O Giove-A também tem a importante tarefa de assegurar as radiofreqüências distribuídas no Galileo conforme a União Internacional de Telecomunicações.

Para isso, um sinal Satnav da estrutura certa tem de ser recebido pela terra em junho de 2006.

O Galileo é um empreendimento conjunto da União Européia e da Agência Espacial Européia.

Quando for lançado em sua totalidade, o novo sistema deve revolucionar a forma de utilizar tempo e localização precisos enviados do espaço.

"O nosso objetivo é fornecer exatidão de um metro para o mundo inteiro por meio do serviço 'aberto' do Galileo - isto não é possível hoje em dia sem aumentos regionais ou locais", afirmou Javier Benedicto, diretor de projeto do Galileo.

"Com a utilização de três sinais, vamos ter acesso a uma exatidão de centímetros e com isso, vocês verão muito mais serviços do que se tem hoje; e a indústria européia está trabalhando para desenvolver estas aplicações."

Em alguns anos, um pequeno chip Galileo será instalado em telefones celulares, dando ao usuário a possibilidade de localizar restaurantes, hotéis, teatros, hospitais ou estacionamentos.

O Galileo fornecerá os instrumentos necessários a governos para introduzir pedágios em grande escala nas estradas.

A rede também servirá de base para um novo sistema de controle de tráfego aéreo. A iniciativa européia fará uma revisão geral das tecnologias utilizadas atualmente para manter aviões separados por distâncias seguras e permitirá com que pilotos sigam suas próprias rotas e altitudes.




Fonte: BBC Brasil

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