Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 08:52

    Imprimir


Pequim - Quarenta jardins zoológicos de todo o mundo e da China receberam um convite de uma "campanha global" do zôo de Nankin (Jiangsu, leste da China) destinada a encontrar uma namorada para o orangotango Le Shen, informou nesta Quinta-feira o jornal China Daily. "Tomara que recebamos uma resposta", disse Li Rongmei, diretora do Jardim Zoológico Florestal de So Hongshan, em Nankin, ao referir-se a Le Shen, "que é um solteiro de ouro em sua comunidade", segundo o diário.

Os orangotangos estão, como os ursos panda, também em perigo de extinção na China, segundo Li Romgmei, há ao redor de 100 desses animais em vários zoológicos do país, a maioria importados. A população mundial é de 6.000 exemplares.

Le Shen está em idade de acasalamento, "tem bom humor e é bom em seu trabalho", assinala o diário ao referir-se a seus exercícios de natação e barras paralelas. O jornal fornece, ainda, o site onde futuras pretendentes podem ser apresentadas: Leshen2005.blog.tom.com.

Estes primatas são originários das selvas da Indonésia e estão em uma lista de proteção de espécies em extinção, junto com os gorilas e os chimpanzés. Em vista disso, encontrar uma namorada para Le Shen, nascido e criado na China, não vai ser tarefa simples.

"Ele alcançará a idade adulta dentro de dois anos", informa a diretora Li, acrescentando que os pais do jovem orangotango foram doados pelo governo do município de Nagoya, no Japão.

"Como será difícil encontrar uma namorada, temos que começar os preparativos já. O problema é que as orangotangos fêmeas na China, em sua maior parte, são muito mais velhas que ele, e a idade ideal é dois anos a mais ou a menos", acrescentou.

O zôo tem esperanças numa resposta positiva do Japão, apesar de o ano que está terminando tenha sido um dos piores para as relações diplomáticas entre Pequim e Tóquio.

Mesmo que o zôo de Nagoya faça a doação, os procedimentos alfandegários para importar a namorada de Le Shen são complicados. Resta ainda saber se o casal vai se dar bem. "Os orangotangos são tímidos em questões de amor. Demoram anos para apaixonar-se", diz a diretora, lembrando que Taizi, mãe de Le Shen, demorou seis anos para decidir-se quando conheceu o pai do orangotango.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328544/visualizar/