Operação Focalizada vai continuar na Grande Cuiabá em janeiro
Em janeiro a operação vai continuar nos mesmos moldes das já realizadas, em bairros de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é começar o ano com a presença do poder público nas ruas, com ações que visem à diminuição dos índices da criminalidade.
A ação foi uma sugestão do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e abrange cumprimento de mandados de busca e apreensão, ações preventivas e repressivas além da fiscalização, por parte dos poderes públicos estadual, municipal e federal, através da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), em bares, restaurante e locais de grande concentração de público.
A Operação Focalizada também desenvolve um trabalho de prevenção e acompanhamento social nos bairros onde a operação é desenvolvida. Grupos ligados ao Projeto Rede Cidadã e ao Conen atuam dentro da ação fazendo visitas e acompanhamento das famílias dos adolescentes detidos.
A Operação, através da Rede Cidadã e da Coordenadoria de Polícia Comunitária também desenvolve ações de cidadania nos bairros. A idéia, de acordo com o major bombeiro Vagner Jorge Santino da Silva, secretario executivo do GGI, é manter um trabalho social e de policiamento ostensivo nos bairros focados pela operação.
ESTUDO - Para a realização da Operação focalizada foi feito um estudo prévio que diagnosticou os horários e dias da semana com o maior número de homicídios e quais as regiões mais problemáticas.
O resultado do estudo foi o ponto de partida para a Operação Focalizada. Uma média de 70 pessoas, divididas entre equipe operacional e de apoio, trabalham durante os finais de semana (sexta, sábado e domingo) nos horários onde foram verificados o maior número de ocorrências.
“A Operação é a primeira grande ação desenvolvida pelo GGI, visando a redução nos índices de homicídio na Capital. Quando todos os setores envolvidos no sistema de segurança pública trabalham de forma integrada vemos que o resultado é a redução nos índices de criminalidade. O objetivo é que ações conjuntas sejam um exercício diário em todo o estado”, destacou o secretário executivo do GGI.
Comentários