Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Dezembro de 2005 às 14:36

    Imprimir


Os juros cobrados para empréstimo pessoal e para cheque especial subiram em 2005 em comparação com o ano passado, segundo balanço divulgado ontem pelo Procon.

A taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,39%, o que é 0,10 ponto percentual maior que o registrado em 2004. Já para o cheque especial, o juro médio anual dos bancos foi de 8,25%, ou seja, 0,23 ponto percentual maior do que no ano passado. Os movimentos de alta ocorreram apesar do Comitê de Política Monetária (Copom) ter iniciado em outubro deste ano ciclo de cortes de 0,5 ponto percentual na Selic.

Segundo o Procon, nas duas modalidades de crédito, as variações mensais foram pequenas, assim como foi pequena a resposta às variações mensais da taxa Selic. Em outubro e novembro, diz o Procon, as quedas registradas na taxa básica da economia praticamente não tiveram reflexo nas taxas dos bancos pesquisados.

JUROS - Entre dez bancos pesquisados, a taxa média de empréstimo pessoal iniciou o ano em 5,22% e finalizou com uma taxa de 5,44%.

O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Itaú, com 5,87%, enquanto que a menor taxa foi adotada pela Nossa Caixa, com 4,19%. O mesmo movimento ocorreu com o cheque especial, que iniciou com uma taxa média de 8,10% e finalizou com uma taxa de 8,31%. O banco que apresentou a maior taxa média anual de cheque especial foi novamente o Itaú, com 8,47%, enquanto que a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 7,84%.




Fonte: Da Folhapress - São Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328677/visualizar/