Papa usa de novo gorro vermelho do século XVII
O Papa Bento XVI dedicou uma oração às populações afetadas pela tsunami de dezembro de 2004 e a todas as vítimas de catástrofes naturais no mundo em sua última audiência do ano de 2005. Quase 20 mil peregrinos compareceram à praça de São Pedro do Vaticano, apesar do vento glacial, para ouvir o Sumo Pontífice.
Bento XVI disse que se unia às "cerimônias dos últimos dias que permitiram unir as populações afetadas há um ano pela tsunami", lembrando que o maremoto "provocou inúmeras vítimas humanas e danos consideráveis" no sudeste asiático. O Papa rezou ao "Senhor pelos que, em outras regiões do mundo, sofreram as conseqüências de catástrofes naturais, e que ainda esperam nossa solidariedade concreta".
O tsunami de 26 de dezembro de 2004 deixou mais de 220 mil mortos e desaparecidos, além de ter deixado milhões de pessoas sem moradia na região do Oceano Índico afetada pela catástrofe.
O Papa também citou "aqueles cuja fé e vida cristã são frágeis", afirmando que "também integram o edifício espiritual que é a Igreja". "Apesar de não constituírem a parte mais perfeita da Igreja, essas pessoas, que na comunidade cristã são mais frágeis em seu caminho espiritual (...) amam a Deus e ao próximo", afirmou Bento XVI.
Comentários