Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 28 de Dezembro de 2005 às 10:23
Por: ANDRÉ MICHELLS CARVALHO

    Imprimir


O Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) atingiu, em 2005, o melhor desempenho dos últimos anos, consolidando-se, de vez, como peça das mais importantes na Administração do Estado. A empresa desenvolveu e participou de importantes projetos de informação e tecnologia de informação.

Entre os mais importantes e que deve gerar grande economia para o Estado é o Sistema de Finanças e Planejamento (Fiplan), desenvolvido pelo Cepromat em parceria com a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), e que entra em operação já em 2006. O Sistema Estadual de Informação e Tecnologia de Informação (SEITI) é uma outra ação da estatal. O sistema organiza todo o ambiente de informação e de Tecnologia da Informação da Administração Estadual.

Entre muitos avanços, o SEITI vai oportunizar o uso da informação e da tecnologia da informação como instrumento estratégico de gestão, oferecendo mais qualidade e transparência das ações de Governo, não só para o servidor, mas também para o cidadão.

Em tempos de prevenção contra a febre aftosa, o Cepromat também dá sua contribuição. A empresa está implantando o Sistema de Certificação Digital para a pecuária, uma espécie de selo de qualidade, que visa garantir a comercialização da carne de Mato Grosso, sem restrições. A estatal está em processo de credenciamento pela AC Certisign, que emite 90% das certificações digitais no país.

O sistema deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2006 e está avaliado em R$ 1,5 milhão. De acordo com o presidente do Cepromat, Adriano Niehues, o Governo de Mato Grosso utilizará o sistema para certificar os pecuaristas com índice de riscos. “Vamos formar uma barreira virtual contra a aftosa no Estado. Os criadores que não aderirem ao sistema, não receberão o Selo de Qualidade e, portanto, ficarão fora do mercado internacional”, avalia Niehues.

A empresa também desenvolveu e implantou em diversas secretarias os sistemas de protocolo e RH, sistema de Protocolo, Informações Gerenciais (SIG), além de desenvolver sistemas para a Segurança Pública, como a Delegacia Virtual, e atuar em conjunto com a Sejusp na implantação de câmeras de segurança em vias públicas na Grande Cuiabá.

No setor financeiro da empresa, tudo azul. Segundo a diretora Administrativa e Financeira, Graziele Pichioni, pelo terceiro ano consecutivo a estatal fecha contas de forma equilibrada, atingindo superávit. “As contas são pagas em dia e não se gasta mais do que se arrecada; estamos rigorosamente dentro do que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, finaliza Graziele.

Para o secretário de Planejamento do Estado, Yênes Magalhães, o trabalho que o Cepromat desempenha é de fundamental importância para a Administração. “O governo deu um voto de confiança para a empresa. A intenção era extinguir a estatal, mas o trabalho realizado pela administração do Cepromat e pelos servidores mostrou que a extinção seria uma péssima idéia”, avalia.





Fonte: Assessoria/Cepromat-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328731/visualizar/