Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Terça - 27 de Dezembro de 2005 às 13:40

    Imprimir


LONDRES (Hollywood Reporter) - Pode não significar outra invasão pop britânica, mas a verdade é que a Inglaterra está agitando esses dias mais do que fez em anos com shows que incluem Coldplay, Gorillaz, Kaiser Chiefs, Girls Aloud, James Blunt e o novo grupo Arctic Monkeys.

Veteranos do rock como Paul McCartney, os Rolling Stones e o Oasis ainda gravam e fazem turnês de enorme sucesso, mas a vibrante cena pop britânica está abarcando uma ampla variedade de novos grupos, mesmo aqueles do outro lado do Atlântico, como o Scissor Sisters, Killers e Arcade Fire.

"A cena musical da Grã-Bretanha é extremamente vibrante, com um grande circuito ao vivo e uma mídia receptiva, e novos talentos surgem graças a isso", disse Steve Gallant, diretor da loja HMV U.K. & Ireland.

"O Kaiser Chiefs foi o maior grupo, e eles estão tendo sucesso também nos Estados Unidos", disse Gallant.

Peter Jamieson, presidente da Indústria Fonográfica Britânica (BPI), destaca que a Grã-Bretanha lançou tendências no mundo todo com vendas recorde.

"Em estatísticas do mercado global para os últimos 10 anos, o mercado britânico se manteve melhor do que qualquer outro", disse Jamieson.

O porta-voz da Associação de Música Independente (AIM), Sam Shemtob, fala da agilidade dos independentes britânicos ao trabalhar com a mídia fragmentada e os fãs da Internet para possibilitar a distribuição. "Alguns independentes não se importam com as listas (de sucesso), mas conseguem alcançar vendas substanciais através dessas novas vias."

A BPI e a AIM dizem que o governo britânico ajuda a mostrar o talento musical do país nos EUA e em lugares como a Índia, a China e a Austrália. A força do pop britânico ajudou a colocar o principal selo do país, o EMI Group, em uma posição melhor depois de ter sido obrigado a reduzir custos e a se reorganizar.

Na lista de lançamentos do selo em 2005 estão trabalhos indicados para o Grammy de Coldplay e Gorillaz, um novo álbum da cantora Kate Bush e discos de KT Tunstall, Athlete, the Magic Numbers e Corinne Bailey Rae.

A Internet também permitiu aos jovens que descubram música de gerações atrás e que as platéias mais velhas conhecessem o novo material, disse Lesley Douglas, da Radio 2. "Os jovens estão olhando para trás para descobrir de onde vieram as músicas, e há uma grande aceitabilidade, de todas as faixas etárias, a todo tipo de música", disse.

"O Kaiser Chiefs é bom não importa quantos anos você tenha. Eles têm o senso de humor britânico que remonta aos Beatles."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328926/visualizar/