Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Dezembro de 2005 às 10:05
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


Em 2005, o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), qualificou 495 trabalhadores em cursos de empregada doméstica e garçom em mais de dez cidades do Estado. Para a qualificação a Setec recebeu recursos através de doações do Banco do Brasil e também contou com as parcerias do Senac, INSS, Senai, Sine, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Conselho Estadual do Trabalho, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Fecomércio e Corpo de Bombeiros.

O curso de empregada doméstica inclui aulas de marketing pessoal, economia e gerenciamento doméstico, segurança no lar, cidadania e técnicas de trabalho na área culinária. "A intenção é qualificar essas trabalhadoras de uma forma que elas possam, não só atuar em casas de família, como também em hotéis, exercendo a função de camareiras, copeiras, entre outras atividades", destacou uma das coordenadoras do projeto, Rosinei Calsavara.

“Trabalho há quatro anos na cozinha de uma escola do Município e decidi aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre culinária. Na verdade, participando do curso aprendi muito sobre outros assuntos também, como por exemplo, truques culinários que priorizam a saúde”, falou Geane Aparecida Lupe, 35 anos, que participou da qualificação em São José do Rio Claro, primeiro Município a ser beneficiado pelo projeto em 2005.

Este ano, o Estado contemplou ainda os Municípios de Alto Araguaia, Primavera do Leste, Sapezal, Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cláudia, Rondonópolis e Reserva do Cabaçal. Foram qualificadas um total de 270 mulheres.

Já o cronograma para 2006 beneficia as cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nova Mutum, Juína, Cáceres e Tangará da Serra.

GARÇOM – O curso para garçom, também coordenado pela Setec e executado pelo Senac, foi a novidade deste ano. A capacitação atendeu seis Municípios: Primavera do Leste, Sapezal, Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa e Rondonópolis.

O treinamento inclui aulas de introdução ao turismo e hotelaria, noções de ética e trabalho, noções de higiene e segurança no trabalho, restaurante, técnicas de trabalho do garçom, menus e cardápios, além de técnicas de serviços de bar.

“Sou garçom há mais de dez anos, mas desconhecia esta técnica de preparar bebidas. O curso ensina além do que já sei. Tenho certeza que esta qualificação será um diferencial no meu currículo”, disse Célio Tessaro, 33 anos, que participou do curso em Primavera do Leste.

"O garçom é uma figura importante na recepção ao turista, que vem a Mato Grosso em busca das belezas locais e espera um bom atendimento por parte desses profissionais. Este curso ensina todas as técnicas necessárias para esse atendimento. Através da qualificação, esses profissionais têm um diferencial a oferecer tanto para seus clientes como aos seus empregadores", destacou uma das coordenadoras do projeto, Áurea Amaral.




Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328957/visualizar/