Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 19:11
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Por meio do projeto Mato Grosso Ação Digital, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) já implantou no Estado 16 unidades de inclusão digital, das quais cinco em Cuiabá, funcionando no Hospital Universitário Julio Müller, Ganha Tempo, AACC, Palácio da Instrução e Hospital do Câncer; duas em Várzea Grande, dentro da fábrica de refrigerantes Marajá e no bairro Água Vermelha; e nos Municípios de Diamantino, Jangada, Terra Nova do Norte, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Campo Novo dos Parecis, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social através da inclusão digital, por meio da instalação de computadores com acesso gratuito à internet e em todas as unidades implantadas no Estado já foram computados aproximadamente 118.523 atendimentos.

As unidades contam com salas dotadas com até dez computadores, implantadas em localidades carentes e sem acesso à informatização, entre elas escolas, hospitais e espaços públicos. Em algumas dessas unidades também são ministrados cursos de informática básica.

A aposentada Martha Soleto, 70 anos, moradora do bairro água Vermelha em Várzea Grande, é uma das beneficiadas pelo projeto de inclusão digital. Ela recebeu em mãos o certificado de conclusão do curso de informática, oferecido na unidade instalada em sua região. “Decidi participar do treinamento porque não sabia sequer ligar um computador. Trabalho em uma associação e dou aulas de pintura e artesanato. Pretendemos futuramente instalar um computador para ajudar no desenvolvimento da associação. Com certeza este curso me ajudará muito mais tarde. Estou satisfeita e feliz com esta oportunidade”, contou.

Segundo o coordenador do projeto, César Vidotto, essa senhora é um exemplo dos usuários do sistema. “Ela buscou não somente o acesso à internet, mas a qualificação oferecida pela unidade. A demanda de alunos interessados nos cursos demonstra o quanto o nosso trabalho já obtém resultados e beneficia quem tem interesse e realmente precisa”, frisou.

A Setec atua no projeto com parcerias da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Educação, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, MT Fomento, Prefeituras, Brasil Telecom, Cepromat, Banco do Brasil, Fábrica de Refrigerantes Marajá, Ong Nossa Terra Nossa Gente, Ong Moradia e Cidadania e outras empresas.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329036/visualizar/