Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 24 de Dezembro de 2005 às 15:00
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


É Natal! Em todo país, milhões de brasileiros comemoram a festa cristã na qual se celebra o nascimento de Jesus Cristo. E apesar de todo o comércio e simbolismo que existe em torno da data, muitas pessoas, especialmente os católicos, ainda guardam o verdadeiro significado do Natal indo às missas - como a do “Galo” - que são celebradas na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. “O sentido primeiro do Natal é o nascimento do menino Jesus. Para nós, cristãos, Jesus Cristo é uma pessoa histórica, que ressuscitou e está vivo”, diz o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos.

O nascimento de Jesus é um fato narrado pelos evangelistas Lucas e Mateus. Para os cristãos, marca a chegada de um novo tempo, com Deus se fazendo presente em Jesus Cristo e compartilhando a vida com o homem.

Mas a data também pede comemoração, pois conforme Dom Milton, foi o que aconteceu quando Jesus nasceu. “Foi um momento de alegria para a humanidade porque Deus veio morar conosco. É lógico que hoje nós entendemos com maior facilidade porque olhamos o Natal sob a ótica da Páscoa e da ressurreição, que é verdadeiramente o grande Natal”, explica.

Mas se por um lado muitos vêem o Natal como um momento de renascimento, há também quem só vê o lado comercial. “É uma pena que neste momento histórico, a sociedade, a que é desligada da religião, parece esquecer deste sentido religioso. Tanto é que se a gente perguntar para uma criança o que é Natal, ela irá responder que é Papai Noel. Ela também não saberá que Papai Noel foi um bispo chamado São Nicolau, que dava atenção às pessoas mais empobrecidas para auxiliar e até dando alguns presentinhos”.

Conforme Dom Milton, Papai Noel pode existir na nossa fantasia. “Mas, se nós olharmos também o comércio, é difícil encontrar uma vitrine decorada com uma manjedoura ou o menino Jesus. Então é esse o risco que corremos de nos afastarmos das raízes, do verdadeiro sentido do Natal”. “É preciso fazer uma coisa e não omitir a outra”, diz o arcebispo em latim.

Dom Milton afirma que o Natal acontece a cada momento em que vivemos os ensinamentos deixados por Jesus. “Na palavra de São João, evangelista que escreveu três cartas, ele diz que Deus é amor. No momento em que nós realizamos uma ação de amor acontece o Natal”, afirma.

Dom Milton também cita uma estrofe de uma música do padre Zezinho para declarar o significado da data: “Que bom seria se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e se os pais fossem José e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”. “Vamos nos esforçar neste momento para a gente se parecer com Jesus. Parecer com Jesus significa servir o outro, prestar a atenção na outra pessoa mais perto da gente. A começar pela pessoa que precisa de um sorriso, de um olhar, de um alimento, de uma roupa, de um pedaço de terra para morar ou de um emprego para sustentar a sua família”.





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329290/visualizar/