Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Dezembro de 2005 às 14:32
Por: Mariana Peres

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Cloves Vettorato, assinou na última quarta-feira portaria que proíbe o cultivo de soja sob pivot durante a entressafra em Mato Grosso por 90 dias. O chamado “vazio fitossanitário” é uma medida que visa reduzir a incidência da ferrugem asiática nas lavouras de soja do Estado, principalmente no Sul mato-grossense.

A portaria é fruto de um documento que foi elaborado em conjunto por produtores e autoridades sanitárias estadual e federal. Até a publicação da portaria, o cultivo de soja em Mato Grosso se dava por todo o ano, sendo, no período de entressafra, sob pivot (irrigado). A portaria estabelece prazos para que o cultivo seja suspenso, tanto ao Norte como ao Sul do Estado. Vettorato frisa que somente o plantio com fins científicos e para reposição de sementes poderão ser executados e por meio de autorização prévia.

O plantio está suspenso por um prazo de 90 dias. Na região 1, ao Norte de Cuiabá, a proibição vale de 15 de junho a 15 de setembro. Para a região Sul, em lavouras abaixo da Capital, vigora a proibição de 1º de julho a 1º de setembro.

Na última entressafra, a proibição vigorou apenas como uma medida recomendatória e “agora vai virar lei”, aponta o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Rui Otoni Prado.

Com o cultivo permanente de soja, especialmente na região de Primavera do Leste (239 quilômetros ao Centro Leste de Cuiabá), o fungo que causa a ferrugem na soja, ficava presente no solo, durante o ano, e produtores afirmam que a cada safra a incidência da doença estava mais severa. Em Primavera na safra passada, houve registro de até cinco aplicações de fungicida, sendo que o recomendado seriam 2,5 aplicações.

05/06 - Nesta safra, existe área já abandonada em Primavera em função da incidência da ferrugem. O presidente da Fundação Centro-Oeste (FCO), Moacir Tomazetti, conta que no local de 140 hectares (ha), foram realizadas seis aplicações. A lavoura foi plantada no dia 1º de setembro e a doença surgiu no momento da floração.




Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329385/visualizar/