Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 18:55

    Imprimir


A Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (Ripa) precisa criar interlocutores dentro do Estado para construir um ambiente de colaboração em 2006. A conclusão foi exposta pelos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT) nos trabalhos finais de 2005, realizados este mês.

Esse objetivo possibilitará a interação de ações que possam ser compartilhadas entre os setores institucional, governamental, produtivo, terceiro setor e a comunidade de C&T. A idéia é de que, com isso, Mato Grosso pode se constituir em dos núcleos regionais e assim ter condições de canalizar recursos para o desenvolvimento rural via CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), em cada região onde haja prospecção de projetos em agronegócio.

Pela proposta da Ripa, que contou com a participação da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Flávia Nogueira, e do secretário-adjunto Adnauer Daltro, na última reunião, os núcleos regionais vão ajudar a criar um sistema que permita monitorar o panorama da inovação tecnológica em cada região participante da rede. A Ripa conta com um núcleo geral de coordenação que é composto por oito representantes (sendo dois do CT-Agro - setor produtivo e comunidade científica, dois da Embrapa Instrumentação Agropecuária; Ital; MCT, IEA-USP e ABAG).

Durante a reunião entre os membros do CECT, sobre a formatação da Ripa, José Valdir Santiago Jr., do Sebrae-MT, comentou que a iniciativa é muito positiva porque abrirá novas oportunidades para o encaminhamento de projetos, canalizados, via recursos do fundo setorial. E tais recursos não estarão apenas canalizados em grandes empresas ou grandes produtores, inclui o pequeno produtor ou o agricultor familiar.

O secretário adjunto, Adnauer Daltro já havia adiantado em novembro, durante o 4° Workshop da Ripa, realizado em Campo Grande/MS que a expectativa é que em 2006 seja feito levantamento e identificação de gargalos em setores, por exemplo, da gestão e da administração, existentes no agronegócio da região Centro-Oeste. Para isso será importante a realização de mais encontros regionais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329421/visualizar/