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ESPECIAL - Governo resgata dívida social com servidores públicos
Criado para substituir o falido e problemático Ipemat (Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso), cujo quadro era formado por mais de 500 funcionários, 90 estagiários e 120 representantes no Interior -, o MT Saúde, hoje com apenas 27 funcionários, ajudou a resgatar a cidadania de mais de 40 mil servidores públicos e familiares, que passaram a contar com atendimento rápido e seguro, comparado aos melhores planos de saúde do Brasil.
O MT Saúde foi inaugurado em abril de 2004 e é vinculado à Secretaria de Estado da Administração. Criado exclusivamente para o servidor público estadual, seu modelo foi desenvolvido a partir de estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP), com base em experiências bem sucedidas em outros Estados, oferecendo um atendimento de qualidade, ampla cobertura e custo acessível ao servidor.
São mais de 1.500 profissionais de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios distribuídos em mais de 50 Municípios de Mato Grosso, para atender os servidores. Somente em 2005 (de janeiro a novembro), o órgão já realizou 287.231 procedimentos, assim distribuídos: 1.007 tratamentos ambulatoriais, 1.168 internações clínicas, 374 partos, 68.225 consultas, 175.667 exames, 21.411 terapias, 4.494 internações cirúrgicas, 2.206 tratamentos ambulatoriais cirúrgicos e outros 12.229 tipos de atendimento.
Em todas as Capitais e em mais 34 cidades brasileiras de grande porte, o MT Saúde oferece atendimento em casos de urgência e emergência.
Além disso, os usuários ainda contam com o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800), operando 24 horas por dia, inclusive, aos sábados, domingos e feriados e com o sistema de “Home Care”, implantado e já em operação.
Um convênio assinado com a Assembléia Legislativa permitiu aos servidores da instituição o acesso aos serviços do MT Saúde.
TECNOLOGIA - Com pouco mais de um ano e onze meses em funcionamento, o MT Saúde passou a oferecer aos seus usuários o acesso, por qualquer computador conectado à Internet ou em um dos terminais eletrônicos do órgão, a extratos de utilização médica, extrato financeiro de contribuição (valores de mensalidades e co-participações) e ainda informações sobre a rede credenciada.
Com a modernização, o MT Saúde consolida a proposta de gestão transparente e oferta ao usuário à possibilidade de controlar e fiscalizar todos os seus procedimentos, além de impedir a cobrança indevida de consultas e exames.
“Nossa proposta é para que o MT Saúde não seja apenas o plano de saúde dos servidores públicos de Mato Grosso. Queremos que seja também um mecanismo de melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses”, afirma o presidente do órgão, Yuri Bastos Jorge.
GESTÃO MODERNA - O MT Saúde, cuja gestão médica foi terceirizada, é uma empresa genuinamente mato-grossense. Sua administração, estritamente empresarial, tem custos operacionais reduzidos, o que impede ingerências políticas em suas ações.
O órgão injeta, mensalmente, na economia do Estado de Mato Grosso, cerca de R$ 2 milhões. Só nos primeiros dez meses de 2005, foram mais de R$ 20 milhões que entraram no mercado de medicina suplementar.
Além disso, a entrada do MT Saúde nesse mercado, em abril de 2004, representou outros nítidos avanços, uma vez que desafogou a alta demanda do SUS (Sistema Único de Saúde), já que esses mais de 40 mil associados utilizavam quase que exclusivamente esse sistema. Com isso, garantiu o atendimento em todos os principais hospitais, laboratórios e clínicas do Estado.
Quando a atual diretoria do MT Saúde assumiu o extinto Ipemat, em abril de 2004, o atendimento médico estava concentrado nas mãos de poucos, o que favorecia meia-dúzia de prestadores de serviço, em detrimento dos demais profissionais da área. Era uma máquina pública inchada. O órgão, que estava presente em apenas sete Municípios - incluindo Cuiabá e Várzea Grande –, tinha excesso de funcionários. Some-se a isso a situação de ilegalidade na gestão dos recursos previdenciários, os quais eram gastos indevidamente com assistência médica.
Para Yuri Bastos, a saúde é o bem mais valioso na vida de um cidadão. E, segundo ele, foi a partir dessa premissa que o governador Blairo Maggi decidiu oferecer aos funcionários públicos estaduais um plano de saúde que, ao mesmo tempo, significasse qualidade no atendimento e garantia de inclusão social. “Com base no princípio de que não é possível se construir um Estado moderno, ágil e eficiente sem uma política clara de valorização do servidor, foi que o governador Blairo Maggi deu sinal verde, em abril de 2004, para a criação do MT Saúde”, revela.
O diferencial do plano MT Saúde é que ele tem um programa bem definido de qualidade de vida, de prevenção, identificação de doenças ocultas (diabetes, pressão alta, entre outras) e vacinação para os servidores públicos. Cerca de 90% dos usuários do MT Saúde são servidores de baixa renda, que antes eram atendidos pelo SUS e hoje têm atendimento a um custo acessível, com cobertura em todo o Estado e em outras unidades da Federação, em casos de urgência e emergência. O MT Saúde não visa lucro e tem viés social. Tudo o que é arrecadado é reinvestido no aperfeiçoamento do atendimento. “O Governo do Estado criou um plano enxuto, eficiente e que serve de referência no País”, afirma Yuri Bastos.
MORALIZAÇÃO - O Governo Blairo Maggi unificou o sistema previdenciário, com a criação da Superintendência de Previdência do Estado. Hoje, Mato Grosso opera conforme determina a legislação, aplicando os recursos previdenciários única e exclusivamente no pagamento de pensões e aposentadorias.
Numa ação conjunta com a Secretaria de Administração, deu-se um novo formato ao sistema de perícia médica, com a criação da Coordenadoria Geral de Perícia Médica, órgão hoje supervisionado e ligado diretamente ao gabinete do secretário de Administração, Geraldo de Vitto. Essa providência moralizou o procedimento, que, antes, era foco de inúmeras aposentadorias fraudulentas.
O MT Saúde é uma instituição com receita própria oriunda do desconto do servidor e aporte do Governo, o que garante o pagamento das despesas médicas e a sua operacionalização dentro da legalidade.
Numa política de transparência de gestão, o MT Saúde disponibiliza, mensalmente, sua prestação de contas no site www.matogrossosaude.mt.gov.br.
Procedimentos realizados de janeiro a novembro de 2005
287.231 procedimentos 1.007 tratamentos ambulatoriais 1.168 internações clínicas 374 partos 68.225 consultas 175.667 exames 21.411 terapias 4.494 internações cirúrgicas 2.206 tratamentos ambulatoriais cirúrgicos 12.229 tipos de atendimento
O MT Saúde foi inaugurado em abril de 2004 e é vinculado à Secretaria de Estado da Administração. Criado exclusivamente para o servidor público estadual, seu modelo foi desenvolvido a partir de estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP), com base em experiências bem sucedidas em outros Estados, oferecendo um atendimento de qualidade, ampla cobertura e custo acessível ao servidor.
São mais de 1.500 profissionais de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios distribuídos em mais de 50 Municípios de Mato Grosso, para atender os servidores. Somente em 2005 (de janeiro a novembro), o órgão já realizou 287.231 procedimentos, assim distribuídos: 1.007 tratamentos ambulatoriais, 1.168 internações clínicas, 374 partos, 68.225 consultas, 175.667 exames, 21.411 terapias, 4.494 internações cirúrgicas, 2.206 tratamentos ambulatoriais cirúrgicos e outros 12.229 tipos de atendimento.
Em todas as Capitais e em mais 34 cidades brasileiras de grande porte, o MT Saúde oferece atendimento em casos de urgência e emergência.
Além disso, os usuários ainda contam com o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800), operando 24 horas por dia, inclusive, aos sábados, domingos e feriados e com o sistema de “Home Care”, implantado e já em operação.
Um convênio assinado com a Assembléia Legislativa permitiu aos servidores da instituição o acesso aos serviços do MT Saúde.
TECNOLOGIA - Com pouco mais de um ano e onze meses em funcionamento, o MT Saúde passou a oferecer aos seus usuários o acesso, por qualquer computador conectado à Internet ou em um dos terminais eletrônicos do órgão, a extratos de utilização médica, extrato financeiro de contribuição (valores de mensalidades e co-participações) e ainda informações sobre a rede credenciada.
Com a modernização, o MT Saúde consolida a proposta de gestão transparente e oferta ao usuário à possibilidade de controlar e fiscalizar todos os seus procedimentos, além de impedir a cobrança indevida de consultas e exames.
“Nossa proposta é para que o MT Saúde não seja apenas o plano de saúde dos servidores públicos de Mato Grosso. Queremos que seja também um mecanismo de melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses”, afirma o presidente do órgão, Yuri Bastos Jorge.
GESTÃO MODERNA - O MT Saúde, cuja gestão médica foi terceirizada, é uma empresa genuinamente mato-grossense. Sua administração, estritamente empresarial, tem custos operacionais reduzidos, o que impede ingerências políticas em suas ações.
O órgão injeta, mensalmente, na economia do Estado de Mato Grosso, cerca de R$ 2 milhões. Só nos primeiros dez meses de 2005, foram mais de R$ 20 milhões que entraram no mercado de medicina suplementar.
Além disso, a entrada do MT Saúde nesse mercado, em abril de 2004, representou outros nítidos avanços, uma vez que desafogou a alta demanda do SUS (Sistema Único de Saúde), já que esses mais de 40 mil associados utilizavam quase que exclusivamente esse sistema. Com isso, garantiu o atendimento em todos os principais hospitais, laboratórios e clínicas do Estado.
Quando a atual diretoria do MT Saúde assumiu o extinto Ipemat, em abril de 2004, o atendimento médico estava concentrado nas mãos de poucos, o que favorecia meia-dúzia de prestadores de serviço, em detrimento dos demais profissionais da área. Era uma máquina pública inchada. O órgão, que estava presente em apenas sete Municípios - incluindo Cuiabá e Várzea Grande –, tinha excesso de funcionários. Some-se a isso a situação de ilegalidade na gestão dos recursos previdenciários, os quais eram gastos indevidamente com assistência médica.
Para Yuri Bastos, a saúde é o bem mais valioso na vida de um cidadão. E, segundo ele, foi a partir dessa premissa que o governador Blairo Maggi decidiu oferecer aos funcionários públicos estaduais um plano de saúde que, ao mesmo tempo, significasse qualidade no atendimento e garantia de inclusão social. “Com base no princípio de que não é possível se construir um Estado moderno, ágil e eficiente sem uma política clara de valorização do servidor, foi que o governador Blairo Maggi deu sinal verde, em abril de 2004, para a criação do MT Saúde”, revela.
O diferencial do plano MT Saúde é que ele tem um programa bem definido de qualidade de vida, de prevenção, identificação de doenças ocultas (diabetes, pressão alta, entre outras) e vacinação para os servidores públicos. Cerca de 90% dos usuários do MT Saúde são servidores de baixa renda, que antes eram atendidos pelo SUS e hoje têm atendimento a um custo acessível, com cobertura em todo o Estado e em outras unidades da Federação, em casos de urgência e emergência. O MT Saúde não visa lucro e tem viés social. Tudo o que é arrecadado é reinvestido no aperfeiçoamento do atendimento. “O Governo do Estado criou um plano enxuto, eficiente e que serve de referência no País”, afirma Yuri Bastos.
MORALIZAÇÃO - O Governo Blairo Maggi unificou o sistema previdenciário, com a criação da Superintendência de Previdência do Estado. Hoje, Mato Grosso opera conforme determina a legislação, aplicando os recursos previdenciários única e exclusivamente no pagamento de pensões e aposentadorias.
Numa ação conjunta com a Secretaria de Administração, deu-se um novo formato ao sistema de perícia médica, com a criação da Coordenadoria Geral de Perícia Médica, órgão hoje supervisionado e ligado diretamente ao gabinete do secretário de Administração, Geraldo de Vitto. Essa providência moralizou o procedimento, que, antes, era foco de inúmeras aposentadorias fraudulentas.
O MT Saúde é uma instituição com receita própria oriunda do desconto do servidor e aporte do Governo, o que garante o pagamento das despesas médicas e a sua operacionalização dentro da legalidade.
Numa política de transparência de gestão, o MT Saúde disponibiliza, mensalmente, sua prestação de contas no site www.matogrossosaude.mt.gov.br.
Procedimentos realizados de janeiro a novembro de 2005
287.231 procedimentos 1.007 tratamentos ambulatoriais 1.168 internações clínicas 374 partos 68.225 consultas 175.667 exames 21.411 terapias 4.494 internações cirúrgicas 2.206 tratamentos ambulatoriais cirúrgicos 12.229 tipos de atendimento
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329592/visualizar/
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