O vulcão Copahue expeliu lava e provocou alerta na região da fronteira entre Argentina e Chile (Foto: Reuters)
A atividade do vulcão Copahue, que entrou em atividade na manhã do último sábado na fronteira da região chilena do Biobío com a Argentina, diminuiu de forma notória nas últimas horas, o que levou as autoridades a suspenderem o alerta vermelho declarado no domingo, passando-o para laranja.
A informação foi divulgada pelo Serviço Nacional de Geofísica e Mineração (Sernageomin), que ordenou a descida do nível de alerta, enquanto o estatal Escritório Nacional de Emergência (Onemi) estabeleceu alerta amarelo comunal.
Apesar dessas novas instruções, os organismos recomendaram especial atenção em um raio de 5 quilômetros ao redor da cratera ativa e nas margens dos rios que nascem no vulcão.
"Esta mudança de alerta significa que se mantém o reforço da vigilância técnica do vulcão junto ao alistamento de recursos do sistema de proteção civil de maneira a prevenir e controlar eventuais situações derivadas deste fenômeno", explicou o diretor do Onemi, Ricardo Toro.
Neste domingo, o escritório decretou o alerta vermelho para o município de Alto Biobío, o mais próximo ao vulcão, situado a cerca de 570 quilômetros de Santiago, e foi ativado um plano para evacuar quatro povoados caso a atividade do Copahue, de 2.997 metros de altitude, aumentasse.
Comentários