Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 10:00
Por: Marcio Mendes

    Imprimir


Na noite do ultimo dia 16 de dezembro, por volta das 23 horas os plantonistas da cadeia pública de Diamantino, tentaram implantar sem sucesso mais um plano de fuga, mesmo de já estarem a mais de 1 ano e 6 meses sem registro de fuga interna da cadeia, que neste ano passou por reformas em sua parte física.

A tentativa que acabou sendo frustrada pelos plantonista foi descoberta depois que os próprios presos começaram a ter atitudes suspeitas e fora da normalidade no período da noite começaram a ouvir som com alto volume o que acabou chamando a atenção dos plantonistas que passaram a redobrar a atenção na movimentação dos presos em suas celas.

Após, todas as medidas de praxes em caso de fuga, os plantonistas da cadeia púbica comunicaram a diretora da cadeia que tomou as providências necessárias para evitar a fuga.

Pela manhã do dia 17 (sábado) uma equipe de policias civis e militares acompanhados de agentes prisionais adentraram nas celas para uma revista onde constataram que as paredes da cela II estavam perfuradas no banheiro com a intenção de dar acesso a cela III que por sua vez já estava com a parede do banheiro perfuram, e que ainda faltava muito pouco para ganharem a liberdade por um buraco medindo aproximadamente 60 x 25 cm.

Os instrumentos que possibilitaram que a parede fosse perfurada estavam compostos de pedaços de ferros retirado das camas dos detentos que são confeccionados de concreto e ferro, e ainda dispôs de uma broca artesanal usando a ponta de um ventilador como perfurador (broca), acelerando um muito o trabalho dos presos que puderiam empreender fuga a qualquer momento, após conseguir perfurar a parede por completo.

Na cadeia pública de Diamantino, comparta 20 presos e atualmente encontra-se com 24 e acredita-se que o motivo da fuga seja devido a condenação que alguns presos receberam recentemente da justiça estadual de Diamantino a até mesmo em sentença proferida em júri popular.

Na revista foram encontrados 4 barras de ferros de aproximadamente 25 cm, a ponta do ventilador e um pedaço de carcaça de ventilador usado para bater nos ferros contra o concreto.

Adriana Silva Duarte, diretora da cadeia pública de Diamantino, já comunicou as autoridades superiores da Secretaria de Segurança Pública a diretoria de presídios de Mato Grosso sobre o ocorrido e instaurou inquérito para saber a autoria do fato, até o fechamento desta edição os presos estavam se recusando a comer, devolvendo toda a comida servida em marmitex como forma de protesto.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329848/visualizar/