Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Dezembro de 2005 às 16:10

    Imprimir


A Coalizão Nacional Iraquiana, liderada pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, pediu hoje que sejam investigadas as infrações e irregularidades que supostamente foram cometidas por uma "lista rival" nas eleições legislativas de quinta-feira. Assim anunciou em entrevista coletiva Mahdi Al Hafez, ex-ministro de Planejamento e membro do partido, que não nomeou o grupo a que se referia, embora suas acusações pareçam dirigidas à Aliança Unida Iraquiana, liderada por Abdulaziz al-Hakim, a força considerada favorita nas eleições.

Al Hafez enviou o pedido do partido à Comissão Eleitoral Independente. A Coalizão Nacional é integrada por xiitas laicos, sunitas independentes e comunistas, liderada por Allawi, o líder preferido pelos Estados Unidos.

"É necessário abrir uma investigação séria, já que gerou grande preocupação o fato de ter sido comprovado que algumas instituições governamentais e membros da comissão eleitoral não cumpriram seu dever oficial ao ter apoiado uma lista específica", ressaltou Hafez, acompanhado de um grupo de candidatos de sua aliança.

Segundo Hafez, as infrações "superaram o limite do razoável, ao chegarem ao grau de assassinatos e ameaças de morte, o que se contrapõe às ambições democráticas do povo iraquiano, que fez muitos sacrifícios".

O secretário-geral do Partido Comunista do Iraque, Hamid Mayid Moussa - presente na entrevista coletiva - detalhou que cinco partidários da Coalizão Nacional foram assassinados, muitos outros ameaçados de morte e que as sedes do partido comunista e da coalizão em Nassiriya, no sul do país, foram incendiadas.

"Temos o que ocorreu em Nassiriya comprovado com fotografias, que mostram que uma instituição e pessoas estão envolvidas nos incidentes", acrescentou.

Outro candidato da lista, Adnan Yanabi, advertiu contra tentativas de influenciar a opinião pública com resultados preliminares errôneos e parciais, já que serão considerados uma ação fora do consenso alcançado.

Yanabi adiantou que, em cumprimento do compromisso de não antecipar números, à espera do que a comissão eleitoral anunciará, sua coalizão dispõe de "números exatos que constatam o contrário do que proclamam outros partidos".

Também foram detectadas infrações e fraude na votação realizada na cidade de Basra, ao sul de Bagdá, onde duas pessoas votaram várias vezes no lugar de duas pessoas falecidas, e outras votaram sete vezes.

O fechamento de centros de votação antes do horário estabelecido, e obrigar os eleitores a jurar perante o Corão que votariam em uma lista específica foram outras das infrações detectadas, disse a candidata Safiya Suheil.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329953/visualizar/