Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 07:26

    Imprimir


A Casa Branca negou hoje saber quem fez vazar para a imprensa o nome de uma agente da CIA, no chamado "caso Plame" que desembocou na apresentação de acusações contra um alto funcionário presidencial.

A negativa da Casa Branca acontece depois de o colunista Robert Novak, autor da coluna na qual foi revelada o nome da agente em julho de 2003, opinar que o presidente George W. Bush tem que saber quem vazou a identidade da agente Valerie Plame.

"Não sei em que se baseia", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, que não quis dar mais detalhes.

Novak declarou na terça-feira passada que "tenho certeza que o presidente sabe quem é a fonte. Me surpreenderia que não o soubesse".

"Não perguntem a mim. Não perguntem a Bob Woodward (o jornalista de The Washington Post que revelou recentemente que também sabia o nome da agente). Pergunte ao presidente se deveria revelar quem é a fonte", explicou o colunista, que nunca quis esclarecer seu papel no caso.

O vazamento do nome de Plame aconteceu depois que o marido da agente, o ex-diplomata Joseph Wilson, acusou o Governo dos EUA de ter manipulado as provas com as quais justificou a invasão do Iraque.

Wilson alegou que o vazamento aconteceu como represália por suas denúncias.

O caso motivou a abertura de uma investigação na qual foram apresentadas acusações por perjúrio e obstrução da justiça contra o então chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, Lewis "Scooter" Libby, que foi obrigado a se demitir.

O assessor político do presidente George W. Bush, Karl Rove, continua sob investigação no caso, embora não haja acusações contra ele.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330201/visualizar/