Abatedouro de Nova Mutum está regularizado e garante carne inspecionada
A lei que determina critérios sobre o abate e comercialização de carne bovina em Nova Mutum foi elaborada no primeiro semestre de 2003. Ela entrou em vigor na data de publicação, mas foi dado prazo de 12 meses para os abatedouros se adequarem às exigências de estrutura, segurança e higiene. Nesse meio tempo nenhum deles havia conseguido se adequar, tanto que a lei não estava sendo cumprida. Como agora existe um estabelecimento regularizado é necessário que a mesma vigore.
O abate vai acontecer nas segundas, quartas e sextas-feiras obedecendo critérios sanitários específicos. Todo processo será acompanhado por uma médica veterinária e um auxiliar da Secretaria Municipal de Saúde. Os animais com as devidas GTAs – Guias de Transporte Animal passarão por uma avaliação anti-morte, onde é observada a sanidade e os aspectos físicos do animal, e outra avaliação pós-morte, onde os órgãos internos são avaliados para identificar a presença de parasitas ou doença.
Nada sendo constatado a carne vai receber o sele do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. “É garantia que nós estamos dando de que se trata de uma carne que não oferece qualquer tipo de risco o consumidor”, explicou a veterinária Valéria Kanagaua, responsável pelo serviço. A carne dos animais em que for identificado problema passará por um processo de tratamento e somente depois será encaminhada ao mercado. No caso de carne condenada o destino será a incineração.
Para o vice-prefeito de Nova Mutum Alcindo Uggeri, que prestigiou a inauguração, trata-se de uma conquista para o município e especialmente para a saúde da população. O proprietário do abatedouro, Jailson Ferreira de Souza, destacou que o investimento foi grande, mas vai compensar. “Já construímos as instalações com capacidade para aumentar o número de abates e procurando atender às exigências da inspeção estadual, já que a idéia é também atender outros municípios da região em breve”, disse.
A Vigilância Sanitária será o órgão responsável pela fiscalização da carne comercializada a partir de agora no município. Estabelecimentos que continuarem comprando carne não inspecionada serão penalizados e terão o estoque apreendido. Os demais abatedouros de Nova Mutum só poderão voltar a comercializar carne após atender as adequações exigidas pela lei, ou então abater através do estabelecimento regularizado. Quando os mesmos se adequarem a Prefeitura terá que disponibilizar equipe para realizar a inspeção.
Comentários