Estudantes do projeto Educomradio entrevistam Terezinha Maggi
A entrevista com o governador Blairo Maggi foi a premiação de um concurso realizado entre os participantes do projeto. Os concorrentes teriam que sugerir perguntas e nomes para o programa de entrevista com o governador de Mato Grosso. Os ganhadores são das escolas Raimundo Pinheiro, em Cuiabá e Nadir de Oliveira, em Várzea Grande.
“Nossos programas são de 15 minutos e vão ao ar sempre durante o intervalo. São os próprios alunos que produzem as pautas, conduzem as entrevistas, editam os programas e fazem também a locução. Essas entrevistas com o governador e a secretária vão ao ar na próxima semana. Os estudantes preparam uma pauta abordando todas as ações do Governo e as novidades destinadas aos jovens”, explicou o coordenador de projetos educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Luciano Morais.
A secretária Terezinha Maggi ficou encantada com o projeto e com a facilidade dos alunos em conduzir a entrevista. “Eles estão desenvolvendo a criatividade e a desenvoltura. Isso é muito importante dentro das escolas e complementa a educação básica, nós governantes, temos obrigação de incentivá-los”, salientou. Segundo a professora da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, Elke Emília Corrêa Pailo, o projeto atende às expectativas dos estudantes. “Esse trabalho os direciona para o que querem futuramente, além de desenvolver a criatividade e criticidade dos alunos. Eles aprenderam a ouvir mais e se pronunciarem quando necessário”, frisou.
Para a estudante Carla Barros, 17 anos, o programa de rádio influenciou significativamente no seu comportamento. “Mudei muito desde que iniciei no projeto. Aprendi a falar menos e ouvir mais os outros. Antes, sem querer, acabava “atropelando” as pessoas com a ansiedade em expressar minhas opiniões. Agora, sei que há hora e limite para tudo”, contou.
Alessandra Aparecida Silva, 18 anos, disse que se identificou com a área de comunicação social. “Aprendi a admirar esta área e ter certeza de que é esta carreira que quero seguir. Os programas na escola nos fazem aprender muito e desenvolver nosso lado criativo”, falou.
EDUCOMRADIO – O projeto foi criado em 2001, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de auxiliar nas atividades pedagógicas através de programas de rádio.
“A intenção é introduzir o conceito da educomunicação nas escolas, capacitando um grupo de profissionais da educação para o uso da linguagem radiofônica no contexto escolar”, destacou Luciano Morais.
Desde 2004, os professores selecionados recebem qualificação, via Internet, através da Educação à Distância, para se tornarem educomunicadores.
Comentários