Vendas do Microsoft Xbox 360 começam lentas no Japão
Apenas cerca de 62 mil unidades foram compradas em 10 e 11 de dezembro, de acordo com estudo independente conduzido pela Enterbrain, editora responsável pela "Famitsu", a principal revista japonesa sobre videogames.
O total também fica abaixo da metade das 123 mil unidades vendidas pela Microsoft nos primeiros três dias de sua geração anterior do Xbox, em fevereiro de 2002.
"Existe apenas uma razão para as vendas lentas -o fato de que o lançamento do jogo ''Dead or Alive 4'' tenha sido adiado", afirmou Munetatsu Matsui, editor chefe da "Famitsu Xbox 360", em comunicado à imprensa, acrescentando que cerca de 61,5 por cento de seus leitores planejavam comprar o muito aguardado jogo.
A Microsoft originalmente planejava lançar o jogo de luta tridimensional ao mesmo tempo em que o novo console, no Japão, mas o jogo só chegará às lojas em 29 de dezembro.
A Enterbrain informou que algumas lojas registravam cancelamento de reservas para o Xbox 360, enquanto outros consumidores vinculavam suas reservas de consoles ao momento de lançamento do jogo.
"A Microsoft precisava de um começo forte, e fracassou quanto a isso", disse Takashi Oya, analista da Deutsche Securities, que também atribui as vendas baixas ao atraso no lançamento do "Dead or Alive 4".
"Lamento por eles, porque dedicaram muito esforço a promover o Xbox 360 no Japão", afirmou.
A Microsoft vem encontrando dificuldades para ganhar terreno no Japão diante de rivais locais como a Nintendo e a Sony, cujo console PlayStation 2 é o líder mundial de vendas.
A maior produtora mundial de software vendeu menos de 500 mil unidades de seu console Xbox original no Japão, onde se estima que a Sony detenha 80 por cento do mercado.
Mas o Xbox 360 ainda tem a vantagem de ser o único console de próxima geração disponível nos próximos meses, enquanto Sony e Nintendo se preparam para lançar os consoles PlayStation 3 e Revolution no ano que vem.
Comentários