Audiência discute ampliação da UFMT no Araguaia
Autoridades como o reitor da UFMT, Peulo Speller, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o prefeito local, Zózimo Chaparral (PC do B), também estiveram presentes na audiência. O evento foi realizado no Auditório Fernando Peres, da Prefeitura Municipal.
De acordo com o diretor do campus da UFMT no Médio Araguaia, José Marques Pessoa, a intenção é de que seja desapropriado o terreno de uma empresa que está desativada há anos para a instalação do campus em Barra do Garças. Quando o campus local foi criado, em 1981, funcionava em Barra. Porém, em 1989 foi transferido para o município de Pontal do Araguaia, onde está no momento. A empresa, Drurys foi implantada em 1970, com recursos da Sudam e, conforme Pessoa, “não tem função social no momento”.
Caso ocorra a desapropriação, os galpões da empresa poderiam ser usados para os novos cursos já autorizados para o campus do Médio Araguaia, os de Enfermagem e Engenharia de Alimentos.
De acordo com o reitor Paulo Speller, para o campus do Meio Araguaia o MEC disponibilizou 2,2 milhões de reais. Já foi autorizada a realização de concurso público para a contratação de 20 professores doutores e de 10 técnicos-administrativos.
Comentários