Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 01:20

    Imprimir


Paris - Vinte e cinco pessoas - supostamente islamitas - foram detidas na segunda-feira em Paris e no departamento de Oise, no norte da capital francesa, por suspeitas de estarem envolvidas em financiamento de terrorismo e planejamento de atentados na França.

"A rede é composta por indivíduos que já apareceram em outras investigações por formação de quadrilha com fins terroristas e crimes comuns", informou a Direção Nacional da Polícia Nacional (DGPN).

Fontes próximas à investigação indicaram que a maioria dos detidos são homens entre os 25 e 35 anos, tunisianos, argelinos e franceses.

Muitos deles se conheceram na prisão e estavam fichados por suspeita de vinculação com o crime organizado, de assalto à mão armada para financiar a causa islamita ou de ter ligações com redes de falsificação de documentos.



Fontes da luta antiterrorista francesa qualificaram a operação como uma das maiores desenvolvidas na Europa no que se refere ao número de detidos desde as prisões feitas depois dos atentados de 11 de março de 2004 em Madri.

As detenções aconteceram na primeira hora de segunda-feira nas casas dos suspeitos, onde agentes da segurança civil, vestidos com trajes especiais de proteção nuclear, bacteriológica e química, fizeram revistas em busca de substâncias perigosas.

A operação foi liderada pela Direção de Vigilância do Território (DST, a contra-espionagem francesa) e auxiliada pela unidade de elite da Polícia (Raid), pelo Escritório Central de repressão da Criminalidade (OCRB) e pela Brigada de Investigação e Intervenção (BRI) de Paris.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330657/visualizar/