Secretário mato-grossense conhece modelo de desenvolvimento regional do Paraná
Acompanhados da gestora governamental da Secretaria de Planejamento (Seplan), Lucenir Grassi e o consultor Mário Brás, Vettorato e Paquer estão conheceram a sistemática de trabalho da Fundetec e incubadoras de empresas, organização que nasce em alguma instituição que acompanha o projeto desde a idéia inicial até a sua inserção no mercado. “É uma experiência muito significativa e interessante que nós estamos conhecendo para depois estender para o MT Regional e os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico”, disse Vettorato.
O secretário conheceu o parque tecnológico e as instalações da fundação, além do projeto de desenvolvimento regional do Governo do Paraná que é um dos mais completos cujos resultados estimulam a cadeia produtiva. “Estamos conhecendo toda a sistemática de trabalho e projetos de sucesso das empresas encubadas”.
MT Regional - A partir de 2006, Mato Grosso começa a executar amplo um projeto de desenvolvimento regional. É o MT Regional, um programa do Governo do Estado que pretende organizar e estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas, incrementando a diversidade de produtos, motivando o processo de desenvolvimento regional, aumentando as redes de informação, melhorando a infra-estrutura e incentivando a profissionalização dos agentes do agronegócio.
Numa ação conjunta da Seder, Sicme, Secitec,Seplan, Sema, Sefaz e MT Fomento, o MT Regional vai executar projetos e programas que visam o desenvolvimento regional e dar suporte técnico e operacional para a execução das ações do Governo junto aos consórcios intermunicipais.
A instituição - Fundada em 1993, a Fundetec é uma instituição que realiza pesquisas, projetos e programas em conjunto com empresas, universidades e/ou instituições de pesquisa e desenvolvimento. Considerando o potencial agroindustrial da região Oeste do Paraná e dispondo, também, de quantidade significativa de instituições de ensino e pesquisa, a Fundetec iniciou o processo de articulação institucional e implantou, em dezembro de 1996, o Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste.
A fundação está fomentando ações inovadoras e competitivas, através de gerenciamento de programas e projetos que visam, acima de tudo, o progresso e o bem estar da sociedade. A Fundação tem por objetivos fornecer soluções científicas e tecnológicas inovadoras e competitivas, que contribuam para o desenvolvimento do setor produtivo, visando o progresso.
Comentários