Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2005 às 13:16

    Imprimir


Certa vez, o jornalista Arthur da Távola disse: Quem tem música na alma, jamais padece de solidão. Assim, nada melhor que se render ao encanto de harmônicas vozes e apreciar a apresentação de quatro coros em mais uma etapa do 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá. No sábado, às 20 horas, o Grupo Vocal Masculino "Alma de Gato", Coro da Escola de San Francisco de San Ignácio de Velasco (Bolívia), Coral da Universidade Mato Grosso do Sul (UFMS) e Coral de Brasília sobem ao palco do Teatro Universitário para um espetáculo imperdível.

Vale ressaltar que para assistir ao concerto basta trocar um brinquedo pelo convite. A troca deve ser feita antecipadamente na bilheteria do Teatro. Os brinquedos arrecadados são para a Campanha Natal - Criança Feliz e serão distribuídos para crianças carentes da capital.

Sob a regência de Jefferson Neves, o Grupo Vocal Masculino "Alma de Gato", abre a noite trazendo a sensibilidade das canções "Seresta Moderna", de Adelino Moderna; "Angélica", de Chico Buarque, "Panis Et Circensis", de Caetano Veloso e Gilberto Gil; "Sim", de Cartola e Oswaldo Marques; "O Assassinato do Camarão", de Zere e Ibraim e "Do Lado Direito da Rua Direita", de Luis Carlos e Chiquinho. Esta última, contará com participação especial do Grupo Vocal Feminino "Bocas de Matilde". Vale destacar que as composições receberam arranjos especiais.

Formado há pouco mais de 10 meses por Gilberto Nasser, Thiago Sanches, Raul Fortes, Thiago Bazzi, Jefferson Neves, Junior Silgueiro, Rivadávio Matos e J. Miguel, o Grupo Vocal Masculino Alma de Gato tem na música popular brasileira de primeira, samba e pop rock sua inspiração. Cantando basicamente MPB, mas sem deixar de lembrar o Chorinho e o pop-rock, o grupo veio para ficar.

No repertório do renomado Coro da Escola de San Francisco de San Ignácio de Velasco, sob a regência Zuleika Vasquez, composições como, "Agñus Dei" (de la Missa 4 Mofiesta), de Giovani Bassani; e as folclóricas "Maracamateo", "Tronadera" e "Chovenas".

Em seguida, entra a cena o Coral da UFMS, apresentando "Abischied Von Walde", de Mendelssohn; "Cantares", de Ronaldo Miranda; "Mulungú Fuloriô", de Antonio Vaz; "Cunhataiporã", de Geraldo Espíndola; "Berimbau", de Baden Powel e Vinícius de Moraes, entre outras. O Coral tem regência de Manoel Rasslan e preparação vocal de Edineide Dias de Oliveira.

Tendo a educação musical como principal objetivo, no começo de 1989 o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul iniciava suas atividades. Durante todos estes anos o Coro tem desenvolvido intenso trabalho na área musical, interpretando repertório variado, estimulando a formação de cantores e regentes por meio da promoção de diversos cursos, estabelecendo o intercâmbio com coros, grupos instrumentais e profissionais, tanto de seu Estado de origem como de outros Estados brasileiros, e participando de encontros de coros de níveis nacional e internacional.

Além das principais cidades de Mato Grosso do Sul, o Coral da UFMS já se apresentou em cidades dos Estados de Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, incluindo suas capitais, tendo também cantado em Assunção, no Paraguai.

Finalizando o espetáculo, a apresentação do Coral de Brasília, sob a regência de Lincoln Andrade. No programa, canções como "Pater Noster" (a oito vozes), de Jaccobus Gallus (1550-1591); "Vos Omnes", de Pablo Casals (1876-1973); "Bendita Sabedoria" - seis corais bíblicos a cappella, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959); "Manhã de Carnaval", de Antônio Maria/Luís Bonfá e "Ponteio", de Edu Lobo.

Em 10 anos de atividades, o Coral Brasília tornou-se uma das referências corais no Brasil e no exterior. Já realizou 7 viagens internacionais, com participação em diversos certames que lhe valeram 8 premiações, além de 2 premiações no Brasil em evento realizado pela FUNARTE, no qual amealhou a medalha de ouro.

No momento, está gravando o seu primeiro CD, já em fase de masterização, e realiza e participa de eventos em comemoração ao seu 10º aniversário. Dedica-se quase que exclusivamente à divulgação do repertório coral brasileiro, no qual estão representadas as mais qualificadas composições e arranjos, exclusivamente, para corais.

A programação integra o 3º Encontro Internacional de Coros de Cuiabá, que neste ano faz parte das atividades que comemoram os 35 anos da fundação da Universidade Federal de Mato Grosso, e se insere na tentativa de aproximar as pessoas.

A realização do evento é da UFMT e Coordenação de Cultura da UFMT, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Secretaria Municipal de Cultura, contando com patrocínio do governo federal, Ministério das Comunicações e Correios.

O QUÊ: Concerto com o Grupo Vocal Masculino "Alma de Gato", Coro da Escola de San Francisco de San Ignácio de Velasco (Bolívia), Coral da Universidade Mato Grosso do Sul (UFMS) e Coral de Brasília QUANDO: sábado - 10 de dezembro HORÁRIO: 20 horas LOCAL: Teatro Universitário. Informações: 3615-8307 / 8112-8698




Fonte: Assesoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330838/visualizar/