Políticas educacionais para 2006 são debatidas com educadores
Conforme a secretária, as visitas aos municípios tiveram dois focos: averiguação das ações desenvolvidas em 2005 pelos Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROS) dos dois municípios e efetivação das Políticas Educacionais e diretrizes currriculares definidas para 2006.
“Os CEFAPROS são encarregados da dissiminação das políticas educacionais do Estado, via formação de professores e no apoio as escolas no planejamento e desenvolvimento das propostas pedagógicas. É por esse motivo, que eles estão diretamente ligados à implementação dessas políticas”, frisou Marta.
Na ocasião, ela também se reuniu com representantes das Assessorias Pedagógicas e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) que são órgãos ligados à Seduc, instalados em municípios pólos, para o gerenciamento das ações pedagógicas nas unidades escolares.
Entre os temas que deverão ser intensificados no próximo ano estão: Fortalecimento do Ensino Fundamental através da Organização Curricular em Ciclos de Formação Fortalecimento do Ensino Médio com atenção especial ao Ensino Noturno; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Fundamental e Médio; Educação anti-racismo; Educação Indígena; Educação no Campo e Educação Especial; implantação da Língua Espanhola no Ensino Médio. “Temos que trabalhar a questão da inclusão social. A diversidade é uma realidade encontrada dentro da sala de aula e nossos alunos devem ser orientados sobre o assunto”.
De acordo com a professora Marta, a prioridade de 2006 para o Ensino Fundamental será a escola organizada em Ciclos de Formação Humana. “Estive na Escola Estadual Paulo Freire, em Sinop em reunião com todos os professores para sanar dúvidas sobre a Organização Curricular em ciclos e dar apoio à implementação”, disse.
Em Sinop, Marta ainda proferiu palestra durante o Seminário Educação e Diversidade, realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), sobre o tema Diversidade na Escola. Participaram do evento cerca de 120 pessoas, entre alunos de Pedagogia e professores da rede.
Na palestra que ministrou em Alta Floresta, a Secretária Adjunta voltou a apresentar as políticas educacionais da Seduc. “Essas políticas já existem, o que a Seduc está fazendo agora é a sistematização desses temas”, frisou, referindo-se, por exemplo, ao cumprimento da Lei nº 10.639, que fala sobre a Educação nas relações étnico-raciais; Referências para a política de Educação no Campo; e extensão do Ensino Fundamental para nove anos entre outros dentre outros já citados.
Comentários