BNDES investe R$ 245 milhões em linhas da Ferronorte
O projeto é mais uma etapa do processo de reestruturação do Sistema Ferroviário Sudeste/Centro-Oeste, iniciado em 2005 com o apoio do banco. Após a execução do projeto, a Ferronorte terá sua capacidade de transporte aumentada em 77% para cargas de soja; 41% para fertilizantes; 41% para combustíveis e 160% para outros tipos de mercadorias.
A iniciativa tem em vista consolidar um corredor de alta performance, ligando a região de maior crescimento na produção de grãos destinados à exportação (Centro-Oeste) ao porto de Santos. A meta é eliminar gargalos logísticos e otimizar o escoamento da produção agrícola e industrial. Essas ações terão como resultado o aumento na competitividade nacional, notadamente quanto à exportação de granéis agrícolas, com a regularização dos serviços de transporte em mercados atendidos de forma ineficiente pelo sistema ferroviário.
Um outro impacto do projeto deverá ser sentido pela indústria e fornecedores brasileiros de materiais ferroviários, colaborando para a reativação e ampliação do setor. Entre outros objetivos, a Ferronorte prevê a mobilização de 21 locomotivas e 241 vagões, equipamentos que atualmente estão sem condições de operação e passarão a integrar a frota operacional.
Comentários