Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 09:32

    Imprimir


Um em cada quatro internautas está exposto todos os meses a ameaças como mensagens eletrônicas falsas que tentam roubar informações pessoais e não está preparado para enfrentá-las. É a conclusão de um estudo feito pela América Online e pela Aliança Nacional para a Segurança Cibernética, que aponta que 70% dos usuários não suspeitavam que estas mensagens eram falsas, e que vinham de fontes ilegítimas.

Mantenha o Windows atualizado e seguro O estudo acrescenta que 74% dos entrevistados utiliza seu computador para fazer transações delicadas, como operações bancárias, compra ou venda de ações e consulta de informações médicas, a maioria deles sem a proteção adequada.

O estudo revela também que muitos usuários não têm a segurança necessária contra vírus, crackers e outras ameaças como os ataques de "phishing" - uma corruptela da palavra inglesa fishing (pescaria). Com esta prática, cada vez mais disseminada, os crackers enviam mensagens eletrônicas que fingem ser oficiais, freqüentemente de uma entidade bancária ou de um lugar de comércio eletrônico, para obter informações do usuário como dados de um cartão de crédito ou contra-senhas.

Segundo o estudo, 81% dos computadores pessoais não têm pelo menos uma proteção considerada crítica, como software antivírus atualizado, proteção contra "spyware" e "firewall" que funcione adequadamente. Apesar disso, 83% dos entrevistados disseram aos pesquisadores que estavam a salvo das ameaças na rede.

"As pessoas têm um falso sentimento de segurança", disse a vice-presidente da AOL Tatiana Platt.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331033/visualizar/