Aprovada alteração no traçado da MT-130
A proposta de Dilceu foi responsável, inclusive, pela realização de um mini-estradeiro liderado pelo governador Blairo Maggi (PPS) e realizado em novembro, com o objetivo de conhecer de perto a proposta do parlamentar. Em quatro dias, a comitiva percorreu cerca de 1.500 quilômetros. O mini-estradeiro passou por oito cidades, começando por Primavera do Leste, passando por Paranatinga, Feliz Natal, União do Sul, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba, Santa Carmem e terminando em Sinop.
“Esta alteração vai reduzir em 200 quilômetros o trajeto dos municípios do norte em direção ao centro sul do país, rumo aos portos de Paranaguá e Santos, além de evitar duas serras. Vai também desafogar consideravelmente o tráfego da BR 163, o maior gargalo do desenvolvimento da região norte”, comemora Dilceu.
O parlamentar ainda lembra que a mudança no traçado e sua abertura vão possibilitar o acesso ao médio e baixo Araguaia logo abaixo da Reserva do Xingu através da MT 242, aos municípios de Gaúcha do Norte e Querência, com possibilidades de escoamento da produção da região, através da BR 158, para o porto de Itaqui (MA), podendo toda a região, acima do município de Itaúba utilizar esta alternativa de escoamento. “Mato Grosso vai inteligar o norte, sul e Araguaia e vai ser um novo eixo estruturante do desenvolvimento do Estado entre a BR 163 e a Reserva Nacional do Xingu”, finaliza o parlamentar.
Comentários