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Tecnologia
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 09:27
Por: KAROLINE GARCIA/ MÁRCIA ANDREÓ

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A Delegacia Virtual da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso já registrou 93 ocorrências em oito dias de funcionamento. Deste total, 27 foram feitas pela população do interior do Estado. Através da Delegacia Virtual, as pessoas podem registrar ocorrências de furto de placa de veículo; furto de celulares; localização de pessoas; furto ou extravio de documentos, além de fazer denúncias, inclusive anônimas, através do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br.

De acordo com dados da PJC, 20% das ocorrências registradas nas delegacias do Estado são de extravio de documentos e 30% das ocorrências dizem respeito a pequenos furtos, a maioria de celulares.

A idéia do novo serviço oferecido é garantir mais uma opção de atendimento à população, no menor espaço de tempo possível e com a comodidade proporcionada pela internet. “É uma ferramenta importante na investigação. Acreditamos que com a comodidade que o serviço oferece, as ocorrências, que deixam de ser feitas até por falta de tempo, possam aumentar com a Delegacia Virtual”, explicou o Diretor Geral da PJC/MT, Romel Luiz dos Santos.

As ocorrências feitas por meio da Delegacia Virtual geram um boletim eletrônico virtual, que pode ser impresso e tem valor legal. “Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão, agilizando a comunicação dos crimes contra o patrimônio, em que não houver violência física ou grave ameaça à vítima”, explica a delegada Terezinha Fátima Jordão da Silva, coordenadora de Tecnologia e Informação (T.I.) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Terezinha Silva explica que na retaguarda da Delegacia Virtual há toda uma infra-estrutura de atendimento, com atendentes dando resposta às ocorrências registradas. “Após o cidadão fazer o acesso, os atendentes analisam as ocorrências, sua veracidade, e enviam as informações para as delegacias competentes. O trabalho segue como um boletim de ocorrência normal”. A equipe responsável pela Delegacia é composta pelo delegado Márcio Cambahuba e oito investigadores de polícia. A estrutura física do local está situada na avenida Miranda Reis, na sede da Delegacia Metropolitana da capital.

O prazo máximo de resposta ao cidadão (via internet) é de quatro horas. No entanto, a agilidade tem surpreendido já que, nos primeiros atendimentos registrados, a média tem sido de dez minutos. O projeto de criação da Delegacia Virtual teve um investimento de R$ 100 mil, numa parceria entre o Governo Federal e Governo do Estado.

O site da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) também irá disponibilizar um banco de dados com fotos de pessoas desaparecidas, além de links com os sites da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Polícia Judiciária Civil.





Fonte: Assessoria PJC / Assessoria Sejusp

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