Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 08:44

    Imprimir


O homem encarregado pela Marinha dos Estados Unidos de lançar a bomba atômica sobre Nagasaki, no Japão, em 1945, ao final da II Guerra Mundial, o vice-almirante da reserva Frederick Ashworth, faleceu por problemas cardíacos aos 93 anos.

Ashworth, que serviu como encarregado de armamento a bordo do bombardeiro B-29, denominado "Bockscar", e responsável por cuidar dos aspectos técnicos da bomba de 4,5 toneladas conhecida como "Fat Man", morreu em Phoenix (Arizona) na tarde de sábado após uma série frustrada de cirurgias cardíacas, disse Glen Smith, afilhado do vice-almirante.

"Ele tinha problemas cardíacos há muito tempo", disse Smith à AFP em uma conversa telefônica em Santa Fé (Novo México). O bombardeio de Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945, três dias depois dos militares americanos terem lançado uma bomba atômica similar em Hiroshima, é entendido pelos historiadores militares como o fato que convenceu o imperador japonês a render-se aos aliados seis dias depois do ataque.

"Fat man" foi lançada sobre Nagasaki, um dos maiores portos do sul do Japão, e teria provocado a morte de 100 a 150 mil pessoas, segundo várias estimativas.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331241/visualizar/