Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 07:48
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


O portal e - Mato Grosso (www.mt.gov.br) se destacou entre os melhores da região Centro-Oeste em um estudo da especialista do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) Luciana Venâncio, que utilizou um método desenvolvido, validado e reconhecido internacionalmente para avaliação de sítio de governo eletrônico (e-gov).

A especialista fez seu estudo a partir de metodologia inédita desenvolvida pelo professor da Unirondon e doutorando da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristiano Maciel e seu colega, José Luiz Thomaselli Nogueira. Os dois, orientados pela professora PhD, Ana Cristina Bicharra Garcia, do ADD Labs, fizeram levantamento em 127 sítios, dos quais nove federais, 27 estaduais e 91 de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Outro portal apontado como bom pelo estudo de Luciana foi o do Rio Grande do Sul.

As informações sobre a avaliação e o método de análise de e-gov serão um dos assuntos apresentados no III Encontro de Gestores de Conteúdos do Portal e - Mato Grosso, nesta terça-feira (06.12), na Escola Fazendária de Mato Grosso. “O estudo de caso vai servir de melhoramento para nosso portal. O portal precisa de toda uma rede de gestão de conteúdo funcionando”, diz a coordenadora do portal e - Mato Grosso, Kátia Virgínia Calmon Bruno, sobre a oferta de informações a respeito de serviços públicos na Internet.

Na qualidade do portal de Mato Grosso destacam-se quesitos como viabilização de inclusão digital, eficiência de uso e transparência. Outra avaliação é a de facilidades de uso do portal pelo usuário.

O comparativo com outros sites foi feito a partir de uma lista de observações sobre o uso de Internet e disposição das informações em sítios e-Gov. Antes desse processo, foram definidos 16 critérios de avaliação, com descrição de metodologia e conceito do que foi avaliado. O resultado de desempenho final do e-Gov foi obtido com base em ponderação de notas dadas aos critérios.

De acordo com a coordenadora do portal, o trabalho de todas as secretarias do Governo de Mato Grosso tem que convergir para a multiplicação de conteúdo de qualidade e de forte significado social. “Nossa dificuldade é sempre saber o que as estruturas do poder público podem disponibilizar de informações. Alguns órgãos têm serviços e o cidadão, às vezes, não sabe. Então, precisamos conscientizar todos da importância disso”, resume o ponto central da interface e-Gov e cidadão.

MÉTODO - O método e - Quality desenvolvido pelo professor Cristiano Maciel e sua equipe foi criado para avaliar qualidade dos sites de governos, dentro do tema identificado como linguagem de interação com o cidadão. Sua criação foi validada e testada no Congresso Mundial de e-Gov (DEXA e-Gov), realizado em Copenhagen, na Dinamarca, em agosto deste ano.

“Não havia método ou pesquisa bibliográfica para avaliação de sites para governo eletrônico. Esta é uma área que demanda muita responsabilidade”, afirma o professor Cristiano.

A pesquisa do método pelo professor e a sua aplicação no estudo de caso da especialista Luciana Venâncio teve definição de critérios que representam satisfação do usuário. Nessas características foram classificados 10 itens gerais sobre uso da Internet e outros específicos para governo eletrônico (acessibilidade, interoperabilidade, segurança e privacidade, veracidade da informação, agilidade do serviço e transparência).

O professor explica que, como o foco da pesquisa era a preocupação com serviços disponíveis para o cidadão, foram trabalhadas cinco características fundamentais para o cidadão navegar: menor esforço cognitivo, tolerância, abrangência, esforço físico e confiabilidade.

“Fizemos durante a pesquisa contato por e-mail, com o cidadão, querendo saber informações dos Estados e referências turísticas. Só oito dos 127 sítios responderam mesmo com espera nossa de 30 dias”, diz o doutorando Cristiano sobre uma das abordagens da pesquisa.

O método também foi publicado no Congresso Mundial de Integração Humano-Computador, em setembro, na cidade de Milão, na Itália. Em nível nacional, recebeu em outubro, em Cuiabá, na Sucesu, a premiação como melhor artigo curto (pôster) de avaliação de sítios de e-Gov nas regiões Sul e Centro-Oeste como trabalho científico de estudo de aplicação do método. O trabalho em Mato Grosso foi apresentado pela especialista Luciana Venâncio.

Além do tema criado pelo método do professor Cristiano, o grupo de estudo do Instituto de Computação da UFF, ADD Labs, patrocinado pela Petrobrás, tem entre suas linhas de trabalho temas como qualidade de sites, agente inteligente para ajudar cidadão a capturar informações na web, ontologias para e-Gov.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331253/visualizar/