FIFA descarta bola com chip na Copa de 2006
São Paulo - A bola inteligente, que está sendo desenvolvida pela Adidas, não será adotada pela FIFA na Copa de 2006 como anunciado anteriormente. Segundo Jan Runau, assessor de Comunicações da Adidas, a tecnologia não está perfeita.
"Estamos trabalhando muito para aperfeiçoá-la, mas precisamos ter absoluta certeza de que ela funciona corretamente, antes de colocá-la em campo", diz Runau.
A bola da Adidas tem um chip criado pelo Instituto alemão Fraunhofer que avisa o juiz, por meio de um computador de pulso, quando ela atravessa o gol. O chip sinaliza também lances de impedimento e de laterais, evitando assim erros de arbitragem.
Desde que ganhou os noticiários da mídia, a bola com chip foi alvo de críticas. Comentaristas esportivos, como o ex- juiz Arnaldo César Coelho, acham que regras exigem interpretação, coisa que um computador não pode fazer.
O próprio Joseph Blatter, presidente da FIFA, em declaração recente, disse que o futebol perderá seu fascínio se for inteiramente controlado pela tecnologia
Comentários