Atriz de "Desperate Housewives" faz transexual em novo filme
Huffman, 42 anos, teve que treinar, suar e sofrer por sua arte apenas para interpretar... uma mulher. Parece simples, mas não foi.
A atriz interpreta Bree, uma mulher que até pouco tempo atrás era um homem chamado Stanley. Uma semana antes de ser submetido a uma cirurgia para mudar de sexo, Stanley descobre que é pai de um rapaz que agora precisa dele urgentemente.
A transformação de Stanley para Bree feita por Huffman provocou apostas de que "Transamerica" pode sair do circuito gay e dos cinemas independentes e alcançar uma audiência mais ampla.
Homens vestidos de mulheres, e mulheres de homens não é nada novo. Jack Lemmon e Tony Curtis fizeram isso no filme "Quanto Mais Quente Melhor", de 1959. Atores interpretando gays e transexuais também não é uma coisa inédita. Hilary Swank ganhou um Oscar por esse papel em "Garotos não Choram".
Mas a concentração de Huffman, sua voz, seu jeito de andar e suas maneiras fazem os espectadores acreditarem que ela é tanto Stanley quanto Bree. E isso é algo inédito.
Embora algumas pessoas tenham dito ao diretor do filme, Duncan Tucker, que ele era doido por contratar uma mulher para fazer o papel de um homem que faz o papel de uma mulher, ele nunca enxergou o problema dessa maneira. E nunca cogitou outra atriz para o papel.
Tucker descreve "Transamerica" como uma viagem pelos Estados Unidos e, enquanto a palavra "transexual" traz à mente um drama pesado, o filme foi feito para fazer as pessoas darem risadas.
No filme, Stanley vive durante anos como uma mulher em Los Angeles, economizando para fazer uma operação de mudança de sexo. Mas sua vida sofre um revés quando seu filho — resultado de um romance ocorrido há muito tempo — telefona para ele de uma cadeia em Nova York.
Toby, interpretado por Kevin Zegers, precisa que alguém pague sua fiança. A mãe de Toby está morta. Ele nunca conheceu seu pai e não sabe que Stanley é Bree. Quando ela chega, Bree diz que foi enviada pela igreja para ajudá-lo.
"É sobre a família. É sobre conexões. É sobre os modos como somos todos parecidos. É sobre o crescimento de uma pessoa", diz Tucker.
Huffman ganhou em setembro passado o Emmy por seu papel como a dona-de-casa Lynette Scavo no seriado "Desperate Housewives".
Ela disse que a emissora norte-americana ABC (que transmite o seriado) apoiou seus esforços para promover o filme e acrescentou que suas colegas no show televisivo foram conferir a pré-estréia para torcer por ela.
Se "Desperate Housewives" levou a celebridade até Huffman, "Transamerica" pode levá-la até o palco do Oscar.
Comentários