Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 09:04

    Imprimir


Quarta-feira foi o prazo inicial estipulado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, para que o laudo sobre a nova espécie de lesma que está atacando uma lavoura de soja em Sorriso, seja concluído.

“Eles pediram em torno de uma semana e meia. Não deve passar desta semana. Precisamos o quanto antes desse aludo para controlar a praga antes que ela se espalhe por outra áreas”, disse, ao Só Notícias, o secretário Municipal de Agricultura de Sorriso, Sardi Trevisol.

A lesma, que não tem concha como o caramujo, comum na região, foi encontrada há cerca de 15 dias em uma propriedade de área de drenagem de soja, com cerca de 900 hectares de grãos plantados e em fase inicial de cultivo. Em torno de 300 hectares foram atacados, sendo que 120 deles, totalmente destruídos, foram replantados.

A larva tem hábitos noturnos e come as folhas da planta. Ela fica escondida entre a palhada da soja durante o dia e sai para se alimentar à noite. Numa tentativa de controlar a praga, o proprietário da fazenda aplicou uma espécie de lesmicida, que se assemelha a uma isca para formigas e que matou as larvas jovens e adultas. Mas agora está preocupado com os ovos que possam ter sido botados e que voltarão a atacar a partir da fase jovem.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331724/visualizar/