Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 04 de Dezembro de 2005 às 18:51
Por: Sandra Hahn

    Imprimir


Porto Alegre - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera uma normalidade climática no Rio Grande do Sul nos próximos meses, período de desenvolvimento da safra de verão. As informações disponíveis até agora indicam situação de neutralidade dos oceanos nos próximos três meses, disse o meteorologista do 8º Distrito do Inmet - que atende a Região Sul - Solismar Damé Prestes, durante reunião da Comissão de Agricultura da Assembléia, que discutiu a expectativa para o clima na safra 2005/06.

Isso não exclui, contudo, a ocorrência de pequenas estiagens no Estado, ressaltou o meteorologista. "Tudo indica que não teremos fenômenos excessivos", complementou. Conforme Solismar, a existência de uma pequena área com águas mais frias no Oceano Pacífico ainda não configura o fenômeno La Niña. A temperatura dos oceanos é usada nas previsões por ser mais estável em relação àquela da atmosfera, explicou Solismar.

O clima foi responsável por frustrações em pelos menos quatro safras a cada 10 nos últimos 20 anos no Estado, comparou o professor de agrometeorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Moacir Berloto. Ele recomendou a adoção de irrigação complementar - lembrando que no inverno sobra água -, uso de plantio direto, manejo de época e tipos de cultivares e contratação do seguro agrícola.

Além disso, pediu investimentos na captação de dados. O Rio Grande do Sul já contou com mais de 40 estações meteorológicas no passado. Atualmente, o Inmet dispõe de 24. Para Solismar, a rede ideal deveria ter 60 unidades de medição. Também há falta de observadores meteorológicos, disse ele. O Inmet não realiza concurso para a função há 20 anos e recentemente aprovou a abertura de 30 vagas para todo o País.

Já a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS) tem expectativa diferente. A entidade, que não participou da reunião da Comissão de Agricultura, divulgou boletim hoje em que "mantém seu alerta para um quadro de déficit hídrico no Estado nos próximos meses". O boletim afirma que, com base na tendência de um quadro de La Niña, reforça a advertência sobre estiagem no RS e no sul do Brasil em 2006. "Entretanto, nesse momento, não se vislumbra uma situação mais aguda do que a verificada no verão passado agora no verão de 2006", diz o boletim.




Fonte: Agencia Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331817/visualizar/