Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 04 de Dezembro de 2005 às 11:55

    Imprimir


Os aviões da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos tiveram "pleno acesso" aos aeroportos militares da Grã-Bretanha para transportar suspeitos de terrorismo, informou neste domingo a edição de The Mail on Sunday.

O jornal mostrou fotos tiradas por amadores, nas quais se pode ver três supostos aviões americanos nos aeroportos escoceses de Edimburg, Prestwich e Glasgow, em 20 de junho de 2004, em 13 de novembro do mesmo ano e 16 de setembro de 2005, respectivamente.

"Nossa investigação encontrou provas de que uma série de aviões relacionados com o programa da CIA entrou e saiu da Grã-Bretanha sem o controle das autoridades", afirmou o jornal, acrescentando que um dos aviões, um turbopropulsor Casa, também foi fotografado no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

O jornal garantiu ter em seu poder registros de vôo da base da aviação britânica em Northolt, ao noroeste de Londres, "que sugerem a cumplicidade de altos responsáveis do governo nas operações secretas da CIA".

Os registros de vôo não dão qualquer explicação sobre por que lhes foi permitido aterrissar um certo número de aviões, incluindo um que seria usado para transportar suspeitos importantes, sem que se fizesse um controle sobre os que estavam a bordo.

Os aparelhos da CIA aterrissaram em aeroportos britânicos "em, pelo menos, 210 ocasiões", completou o jornal, revelando que "foram usados cerca de 20 aeroportos britânicos, com destaque para os Prestwick e Glasgow, com 75 e 74 vôos da CIA, respectivamente".




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331857/visualizar/