Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 23:25

    Imprimir


Islamabad - O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, confirmou neste sábado que um importante comandante da rede Al-Qaeda foi morto na região tribal, na fronteira com o Afeganistão. Hamza Rabia, um egípcio considerado um dos cinco principais comandantes da rede de Osama bin Laden e responsável pelas operações internacionais da Al-Qaeda, está entre os cinco militantes mortos na quinta-feira na explosão da casa em que eles estavam escondidos no Waziristão do Norte.

Em visita oficial ao Kuwait, Musharraf disse que a morte de Rabia é "200% certa". Funcionários do governo Paquistanês dizem que a explosão foi causada pelos explosivos que estavam armazenados para a fabricação de bombas, mas os moradores locais disseram que um helicóptero disparou foguetes contra a casa no vilarejo de Mir Ali, cerca de 30 quilômetros do Afeganistão, onde estariam escondidos vários militantes radicais islâmicos.

O ministro de Informação do Paquistão, Rashid Ahmed, desmentiu que Rabia tenha sido morto em uma operação militar. "Ele era líder das operações internacionais da Al-Qaeda. Provavelmente ele era o número três ou cinco do grupo", disse Ahmed.

Acredita-se que Rabia havia preenchido o lugar do líbio Abu Faraj al-Libi, que era responsável pelas operações internacionais da Al-Qaeda e foi detido em maio. Al-Libi era apontado pelos Estados Unidos como o terceiro mais importante líder da rede, depois de Bin Laden e de seu braço direito, Ayman al-Zawahiri.

"Se Rabia tivesse sido capturado vivo poderia ter levado as autoridades a Bin Laden e Zawahiri", disse Rohan Gunaratna, analista em segurança do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos de Cingapura.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331899/visualizar/