Via deverá ser liberada apenas na terça-feira (25); no local, Secopa constroi viaduto
Rotatória do Tijucal é totalmente interditada durante feriado
A rotatória do Tijucal foi totalmente interditada na sexta-feira (21), a partir das 20h, para a realização de obras de drenagem no local, de aproximadamente 500 metros de comprimento.
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o bloqueio no trânsito será mantido até terça-feira (25).
O trevo do Tijucal está localizado no entroncamento da BR-364 com as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima, onde está sendo construído um complexo viário – formado por um viaduto e uma trincheira –, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o Consórcio EEF – formado pelas empresas Engeponte, Empa e Funsolo –, o bloqueio do tráfego no local é necessário para a realização do assentamento da tubulação da drenagem da trincheira do Tijucal.
A intervenção irá permitir um melhor escoamento da água durante o período chuvoso, diminuindo, assim, a ocorrência de acidentes na rodovia causados pelo acúmulo de água.
As empresas escolheram trabalhar durante o período de feriado natalino para aproveitar a diminuição do fluxo de veículos no local.
Rota de desvio
Quem estiver chegando à Cuiabá pela BR-364 deverá ficar atento à sinalização feita no local. Aproximadamente 1,5 km após o viaduto da rodovia, o motorista deverá virar à direita na Rua 6, no bairro São Francisco.
Em seguida, o motorista deverá seguir a rota de sinalização montada dentro do bairro Tijucal até retornar à rotatória, na altura da Avenida Arquimedes Pereira Lima.
Já quem estiver passando pela Avenida Fernando Correâ da Costa, no sentido Cuiabá-Rondonópolis, deverá entrar à direita na rua que dá acesso ao Residencial Coxipó (na esquina da loja de materiais de construção Beira Rio).
O motorista deverá, então, seguir pela rota montada dentro do bairro Itapajé até chegar à BR-364, na altura do Hotel Residencial.
Itinerário dos ônibus
As linhas do transporte coletivo abaixo também terão o trajeto modificado durante a interdição:
- 704 (Pedra Noventa – Porto – Centro)
- 705 (Pedra 90 – Centro – Choppão)
- 706 (São Sebastião – Centro)
- 708 (Pedra 90 – SENAI - Prainha)
- 720 (Voluntários da Pátria – Centro)
- 711 (Pedra Noventa - Centro – Chopão)
Por se tratar de uma operação emergencial, com duração determinada, a Coordenadoria de Fiscalização de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) informou que o embarque e desembarque será feito dentro dos bairros (na rota de desvio que faz o sentido Rondonópolis - Cuiabá), mediante indicação dos usuários.
O condutor deverá se certificar da possibilidade de parada imediata e parar o veículo, permitindo o embarque na via.
Em caso de dúvidas, a pasta disponibiliza o telefone 0800-65-1517 para esclarecimentos.
A obra
As obras no local começaram em agosto deste ano e estão previstas para ser concluídas e entregues até 31 de dezembro de 2013.
O Complexo do Tijucal está orçado em R$ 30,1 milhões e faz parte do pacote de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.
A obra promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.
A obra foi dividida em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho.
O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.
Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.
O orçamento estimado para a execução dessa parte da obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.
Divulgação
Como deverá ficar o Complexo Viário do Tijucal, depois das obras
Travessia Urbana
O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação.
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