PF desmantela quadrilha de golpistas online
São Paulo - Numa operação batizada de Pontocom, agentes da Polícia Federal desmantelaram hoje uma quadrilha que praticava fraudes pela internet, causando prejuízos de 1 milhão de reais mensais, durante um ano, ao sistema financeiro nacional.
Foram cumpridos 63 mandados de busca e um de apreensão de menor no em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. Só neste último estado foram detidas 17 pessoas sob suspeita de fazer parte do grupo, segundo apurou a agência de notícias Reuters.
Em suas ações, os golpistas enviavam aos internautas supostos links para páginas de instituições bancárias, onde eles deveriam atualizar seu cadastro.
Na realidade, os links eram instaladores de códigos maliciosos, especialmente criados para capturar senhas, que eram usadas depois pela gangue para surrupiar dinheiro de suas vítimas e transferi-lo para contas de laranjas. A técnica é conhecida nos meios de segurança digital como phishing scam.
Fontes da PF disseram ainda que os piratas virtuais lucravam também com a venda, para outros grupos criminosos, de endereços eletrônicos roubados.
Comentários