Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 17:45

    Imprimir


Bagdá - O ex-primeiro-ministro do Iraque, Ayad Allawi, prometeu dissolver as milícias mantidas por partidos políticos e grupos religiosos caso sua agremiação, o Acordo Nacional Iraquiano, vença as eleições parlamentares previstas para o próximo dia 15. Allawi fez o anúncio em entrevista coletiva, na qual também defendeu a idéia de reabilitar membros do Exército e das forças de segurança que atuavam durante a ditadura de Saddam Hussein.

O antigo chefe de governo também sobre a lista de candidatos que apresentará ao pleito, na qual será escolhida a nova Assembléia Nacional, composta por 275 assentos, que substituirá o atual Parlamento, eleito em janeiro. "Se nossa lista vencer as eleições, eu me comprometo a dissolver todas as milícias para criar um novo corpo de segurança", insistiu Allawi.

A maioria dos partidos políticos iraquianos, entre eles o Conselho Nacional Iraquiano, de Ahmed Chalabi, e o Conselho Supremo da Revolução Islâmica, de Abdulaziz al-Hakim, tem milícias armadas particulares. As milícias foram acusadas de vários seqüestros e assassinatos cometidos desde a queda do ditador Saddam Hussein, em abril de 2003.

No entanto, Allawi, um xiita partidário do laicismo, que assumiu a chefia do Executivo iraquiano após a queda de Saddam, não especificou se pretendia dissolver as milícias curdas, que controlam a região autônoma do Curdistão iraquiano.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332167/visualizar/