Astrônomos descobrem novo planeta do tamanho de Netuno
A estrela G1 581 é uma "estrela anã vermelha", fria, pequena e de pouco brilho, o tipo mais comum em nossa galáxia. Como 80 das 100 estrelas que ficam mais próximas ao Sol são estrelas anãs vermelhas, os astrônomos estão interessados em descobrir se elas têm planetas em sua órbita.
"Nossa descoberta pode significar que planetas orbitando estrelas pequenas são comuns", disse Xavier Delfosse, integrante do Laboratório de Astrofísica de Grenoble, da França, num comunicado. "Isso nos diz que as estrelas anãs vermelhas são essenciais na busca por exoplanetas", disse ele.
Dos 170 planetas conhecidos que orbitam outras estrelas, apenas cinco são menores que o planeta recém-descoberto. A descoberta foi possível com um instrumento de alta precisão chamado Harps, que os astrônomos instalaram no telescópio do observatório, que fica na região centro-norte do Chile.
O planeta orbita a somente 6 milhões de quilômetros da estrela, portanto os cientistas estimam que a temperatura da superfície seja de cerca de 150 graus Celsius.
Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, orbita a 58 milhões de quilômetros de distância, e leva 88 dias para completar a volta.
Comentários