Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 12:03
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Vinte e cinco moradoras da comunidade de Morrinhos, em Santo Antonio do Leverger, concluíram nesta quarta-feira (30.11), o curso de bordado a máquina, oferecido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com a prefeitura do Município, Senac e associações locais.

Durante o treinamento elas aprenderam a manusear as máquinas e dar os primeiros “pontinhos” nos tecidos. “Através do bordado produziram várias peças como fraldas, toalhas de mesa, guardanapos de pano e kit de cozinha. “Essa é uma forma delas trabalharem por conta própria. Quem sabe, futuramente, não formam até uma associação de bordadeiras aqui na comunidade”, disse a professora do curso, Maria Giroldo.

O espaço para a realização das aulas foi cedido pela própria Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Morrinho (Apprumo). “A comunidade conta hoje com cerca de 180 pessoas e 80 são associados. A Apprumo busca a melhoria de vida dessa gente, por isso, o espaço para a viabilização das aulas e segurança dos equipamentos foi cedido com maior prazer. O curso veio de encontro aos anseios da comunidade. Foi o “ponta pé” inicial para a busca de novos caminhos”, frisou a presidente da Associação, Leonilda Martimiano Alves.

A vereadora Luisa Rodrigues dos Santos Oliveira, foi uma das incentivadoras da qualificação porque sabe da real necessidade da localidade. “Já tivemos várias experiências com a população local e sabemos do empenho de todos e da necessidade de geração de emprego. A capacitação em bordado a máquina veio para ajudar essas mulheres a ter mais uma atividade, aumentando a renda da família. Nosso grande problema está na comercialização desse produto, mas a parceria com o Estado facilita isso. Inclusive, as máquinas viabilizadas para as aulas ficarão na comunidade por mais seis meses, período que as capacitadas têm para treinar e aprimorar seus trabalhos, dando continuidade a este projeto”, ressaltou.

De acordo com a secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça, o Sebrae ajudará na comercialização e marketing das peças produzidas pelas bordadeiras. “No final desses seis meses será feita uma avaliação do trabalho delas. Havendo também o interesse em adquirir uma máquina de costura, a Setec viabilizará, inclusive, o acesso ao programa Microcrédito, que financia o produto em parcelas de até 12 vezes sem juros”, destacou.

Para a dona-de-casa, Izaura de Aguiar, 33 anos, o curso foi excelente e o projeto precisa do apoio de todos para continuar. “Aprendi durante o treinamento aplicação, tipo de pontos e com isso bordei toalhas, fraldas e panos de prato. Fui escolhida para liderar a turma e prosseguir o treinamento com materiais viabilizados pela vereadora”, garantiu.

Para a primeira-dama e secretária de Ação Social de Santo Antonio do Leverger, Nalzira Dias, este é apenas um começo. “Essas mulheres demonstraram que têm capacidade e podem desenvolver um trabalho bonito e de qualidade. Com a venda das peças, podem futuramente levar o nome do Município ao conhecimento de todos, terem seus trabalhos reconhecidos", concluiu.

O projeto atenderá agora a comunidade de Varginha, também em Santo Antonio do Leverger. Mais 25 pessoas estão inscritas no curso que inicia na próxima segunda-feira (05.12).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332256/visualizar/