Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 11:13

    Imprimir


O canal MTV, cuja criação, em 1981, coincidiu com o primeiro caso conhecido da aids, fez um filme para educar os jovens sobre a epidemia e na quinta-feira o ofereceu gratuitamente a outras emissoras.

O longa-metragem Transit conta a história de oitos jovens cujas vidas são interligadas. Com uma série de viradas dramáticas, a trama mostra o perigo de contrair o vírus HIV, mesmo quando o risco parece mínimo.

O filme, que se passa na Rússia, no México, no Quênia e em Los Angeles, está sendo exibido em todos os canais da MTV para coincidir com o Dia Mundial da Luta contra a aids. Sua audiência potencial é de mais de 1 bilhão de pessoas.

Além disso, a fita também está sendo mostrada por cerca de 50 outras redes, inclusive uma no Afeganistão e várias na África. "A idéia era oferecer e até mesmo desafiar as emissoras a interromperem seus programas para o filme, sem qualquer contrapartida", disse o vice-presidente da Rede MTV, Bill Roedy.

"Mais de metade das infecções ocorrem (em pessoas) com menos de 25 anos, e esse e o nosso público, e temos uma distribuição global além de qualquer veículo de comunicação", disse ele à Reuters. "Os jovens esperam que sejamos a sua voz."

Roedy disse que a vantagem de um filme sobre, por exemplo, os shows que o canal realizou em Dias Mundiais da Aids anteriores, é que desta forma é possível transmitir várias mensagens educativas de uma só vez.

Ele disse que o filme aborda não só o risco de contaminação pelo HIV, mas também a importância dos exames, o estigma social associado à Aids, o perigo do uso de drogas e a discriminação em várias sociedades.

Quase 5 milhões de pessoas contraíram o HIV no mundo em 2005, maior número desde 1981, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, há 40,3 milhões de pessoas vivendo com o vírus.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332273/visualizar/