Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 08:10

    Imprimir


Os atores espanhóis Ramón Linaza e Carlos Patiño, que convivem juntos há 27 anos e contraíram o HIV há 12, se casaram hoje na praça Mayor de Madri por seu compromisso na luta contra a aids. O parlamento espanhol aprovou em junho passado a lei de casamentos homossexuais.

O casamento esteve a ponto de não acontecer porque, entre a emoção e as reivindicações no Dia Mundial da Luta contra a aids, os dois quase esqueceram de dizer sim.

Ramón Linaza disse que ambos se casaram "por coerência, por fazer uso do direito pelo qual tanto lutamos", e agradeceu aos que o apóiam há 12 anos, quando foi diagnosticado descobriu ser portador do vírus HIV.

"Estou vivo e alegre, mas não me basta", acrescentou Linaza, após lembrar dois jovens justiçados no Irã por manter relações homossexuais.

Carlos Patiño, por sua vez, lembrou como conheceu seu parceiro em 1978, quando ainda estava vigente a lei de Periculosidade Social na Espanha "e era impensável imaginar" que eles pudessem chegar a se casar.

No entanto, o socialista Pedro Zerolo, vereador que oficializou a cerimônia, advertiu que os homossexuais continuam sendo "o pior, depravados, perigosos, bichas sempre, mas agora livres e iguais" para muitas pessoas.

Linaza reivindicou o uso do preservativo como único método seguro para prevenir a aids, e criticou os que desautorizam seu uso, enquanto Zerolodestacou o papel dos dois como "homens comprometidos com a luta contra a doença" e mostrou seu orgulho por "este magnífico país que soube acabar com a discriminação".

À cerimônia na qual Zerolo declarou os dois atores unidos em casamento estiveram por volta de 30 familiares e amigos do casal, que se conheceu nos preparativos da primeira Marcha do Orgulho Gay de Madrid, que reuniu há 27 anos 5 mil pessoas, algumas a menos que na edição de 2005, quando compareceram um milhão e meio, segundo Linaza.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332346/visualizar/