Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 14:56

    Imprimir


O governo do Estados Unidos afirmou esperar que as condições no Iraque permitam a redução no número de soldados americanos presentes no país em 2006. Falando no Texas, o presidente George W. Bush afirmou que a retirada de soldados do Iraque vai depender da habilidade das forças armadas iraquianas de assumir as operações contra os insurgentes do país.

"Tomarei decisões baseadas nas recomendações dos comandantes em campo. Se eles afirmarem que precisamos de mais soldados, vamos fornecer mais soldados. Se me disserem que temos soldados suficientes, manteremos os mesmos números."

"Se me disserem que os iraquianos estão prontos para assumir mais responsabilidades e que poderemos trazer alguns americanos para casa, farei isso", disse Bush.

Por sua vez, o Secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, disse que as forças de segurança iraquianas já estão assumindo a tarefa. "Estamos entregando responsabilidades, e as pessoas que estão denegrindo as forças de segurança do Iraque estão totalmente erradas", afirmou.

Rumsfeld

O presidente George W. Bush deve repetir que grandes avanços estão ocorrendo no Iraque e esclarecer sua estratégia no país em um discurso nesta quarta-feira.

mil soldados estacionados em solo iraquiano.

O correspondente da BBC em Washington Justin Webb disse que a retórica da Casa Branca a respeito do Iraque mudou.

Enquanto o governo americano ainda afirma que "vai permanecer no caminho", o presidente percebeu que para colocar fim à queda em sua popularidade e ajudar o Partido Republicano a manter o controle do Congresso depois das eleições de 2006, ele precisa convencer os americanos de que tem planos de sair do Iraque, segundo Webb.

Japão

As declarações de Bush e Rumsfeld coincidem com a informação de que o governo japonês deve estender a atual missão militar do país no Iraque.

Fontes ouvidas pela agência de notícias japonesa Kyodo disseram que a missão, que acabaria em 14 de dezembro, deve ser renovada na semana que vem, mas ainda poderia ser encerrada mais cedo do que o previsto em um anúncio posterior.

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro Junichiro Koizumi não confirmou a informação, mas disse que a questão será tratada em breve.

O Japão tem pelo menos 500 soldados estacionados em Samawa, no sul do Iraque, onde realizam o treinamento de militares iraquianos e não se envolvem em operações de combate.

Ataque

Pelo menos nove pessoas morreram e duas ficaram feridas nesta quarta-feira, quando homens armados atacaram um microônibus perto de um vilarejo xiita nos arredores de Baquba, a noroeste de Bagdá, capital do Iraque.

Segundo a agência de notícias France Presse, os homens trabalhavam nas fazendas da região.

Um policial disse à agência Reuters que o grupo foi atacado por dez homens mascarados.

As autoridades iraquianas e americanas esperam um aumento da violência de guerrilha no Iraque, às vésperas das eleições nacionais marcadas para o dia 15 de dezembro.

Nessas eleições, os iraquianos vão escolher o primeiro governo a cumprir um mandato completo desde a queda de Saddam Hussein, em 2003.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332449/visualizar/