Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 12:45

    Imprimir


O ex-presidente norte-americano Bill Clinton prometeu na quarta-feira aos sobreviventes do tsunami na província indonésia de Aceh que a comunidade internacional nunca os abandonará.

Clinton, enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o auxílio às vítimas do maremoto, está na região avaliando os progressos realizados em quase um ano desde a tragédia de 26 de novembro, que deixou 232 mil mortos ou desaparecidos em vários países banhados pelo Índico. Aceh foi a região mais atingida, com quase 170 mil vítimas fatais.

"Após rememorar um ano do tsunami no mês que vem, a atenção mundial poderá se deslocar para outros pontos", disse Clinton em discurso a sobreviventes, funcionários de organizações humanitárias e autoridades.

"Mas a assistência da comunidade internacional, da ONU, do governo indonésio, das ONGs grandes e pequenas, isso tudo continuará com vocês até que o trabalho do ''pak'' (senhor) Kuntoro esteja concluído", disse ele, refevrindo-se a Kuntoro Mangkubroto, que dirige a agência de reconstrução em Aceh.

"Estamos trabalhando para reconstruir o seu futuro", disse Clinton, que faz sua terceira viagem à região para garantir que a ajuda esteja sendo bem usada e para manter a atenção do mundo voltada para as vítimas de uma das piores catástrofes naturais da história.

Clinton passou um dia em Aceh. Depositou coroas de flores em uma vala comum e visitou um superlotado acampamento para desabrigados na aldeia de Kahju, nos arredores da capital provincial.

Centenas de milhares de sobreviventes ainda estão em tendas ou barracões na província de Aceh, que fica no extremo norte da ilha de Sumatra. A região é próxima do epicentro do terremoto de 26 de dezembro, que atingiu magnitude de 9,15 ¿ a maior em quatro décadas ¿ e provocou a devastadora onda gigante.

O desastre arrasou grande parte da infra-estrutura da região. Até 120 mil casas foram destruídas, além de centenas de quilômetros de estradas.

Antes de chegar à Indonésia, Clinton visitou Sri Lanka, país também atingido pelo tsunami. Ali, o ex-presidente se disse preocupado com o turbulento processo de paz entre o governo e os rebeldes Tigres Tâmeis. Alguns analistas prevêem uma guerra.

"Se houver, queira Deus que não, um retorno à violência, isso teria um impacto significativo sobre o processo (de reconstrução)", afirmou. "Certamente me preocupo com isso. Mas todos com quem eu falei estão cientes dos riscos, e torço para que estejam também cientes das oportunidades."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332469/visualizar/