Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 09:33

    Imprimir


Cuba está perto de introduzir uma nova tecnologia que acredita-se que vai revolucionar a produção da vacina contra a hepatite B. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo cientista cubano Carlos Borroto no Congresso Internacional de Biotecnologia-2005. "O país tenta pela primeira vez produzir industrialmente anticorpos com um sistema de purificação baseado em plantas modificadas geneticamente", disse Borroto, que é diretor de Pesquisas Agropecuárias do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana (CIGB).

Borroto comentou que, desde a década de 90, seu país produz uma vacina contra a hepatite B por métodos de engenharia genética, mas com um sistema de purificação baseado em anticorpos produzidos em animais.

Rodolfo Valdés, responsável pelo projeto, explicou que mais de 60 especialistas do CIGB trabalharam quatro anos no novo método. A técnica consiste em "purificar a partir de moléculas vegetais o antígeno de superfície contra o vírus da hepatite B, em vez de utilizar tumores implantados em ratos".

Nesse sentido, Borroto acrescentou que a nova tecnologia "permitirá conseguir com um quarto de hectares de casas de cultivo o que agora exige a utilização de cerca de 250 mil ratos, e evitaria qualquer contaminação por vírus". "Se este propósito for alcançado, seria uma contribuição cubana para a luta contra a hepatite B, doença que mata quase um milhão de pessoas por ano no mundo", afirmou.

Segundo Valdés, Cuba "é um dos países mais avançados no estabelecimento de um projeto piloto com esse procedimento, e consegue um rendimento inédito de até 600 kg de biomassa por lote de folha de tabaco".

Durante o Congresso Internacional, Cuba mostrou seus avanços na produção de vacinas para doenças em humanos e animais, exames de diagnóstico avançados e outros produtos biotecnológicos. "Cuba está num momento de explosão dos resultados da biotecnologia", disse Borroto, explicando que dos três produtos registrados na década de 1980, Cuba chegou a 19 nos anos 90 e a 38 em 2005.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332511/visualizar/