Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 23:44

    Imprimir


Miami, EUA - Epsílon, a 26ª tempestade tropical da temporada de furacões de 2005 no Atlântico Norte, se formou hoje ao leste das Bermudas. Esta temporada é a mais ativa já registrada, e Epsílon possivelmente marca seu final, já que o período das tempestades termina, oficialmente, amanhã. Os meteorologistas previram que a tempestade provavelmente não atingirá terra firme.

"Nenhuma de nossas análises indica uma ameaça para terra firme, mas apenas para as embarcações que não ouvirem nossos avisos", disse o meteorologista Robert García, do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami. De acordo com o boletim das 13h de Brasília do NHC, Epsílon tem ventos máximos sustentados de 75 km/h, com rajadas mais fortes, e há previsão de um lento fortalecimento durante as próximas 24 horas.

Durante a atual temporada de furacões do Atlântico norte, que começou em 1º de junho e termina oficialmente amanhã, 30 de novembro, houve a formação de 26 tempestades - incluindo Epsílon -, das quais treze tornaram-se furacões. Dos furacões, seis alcançaram as categorias 3, 4 ou 5 (a máxima na escala Saffir-Simpson), e causaram centenas de mortes e prejuízos milionários.

Pela primeira vez na história, os meteorologistas tiveram que recorrer ao alfabeto grego depois que acabaram os nomes da lista preparada para a temporada 2005, com a formação do furacão Wilma, que atingiu principalmente o Caribe mexicano e os EUA.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332547/visualizar/