Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 13:28

    Imprimir


A indústria fonográfica pode enfrentar uma crise no longo prazo por conta da quantidade de jovens que baixam ilegalmente músicas da internet, segundo alertou um relatório divulgado nesta segunda-feira.

O relatório, da consultoria Jupiter Research, sugere que o número de consumidores europeus que baixam músicas ilegalmente de sites de compartilhamento de arquivos ultrapassa o número dos que usam os serviços comerciais.

Segundo o relatório, o uso ilegal das redes de troca de arquivos supera em três vezes o uso legal.

O documento também adverte que as pessoas que trocam arquivos pela Internet, particularmente jovens, têm pouca noção do conceito de música como uma mercadoria paga.

Música grátis

“A juventude digital de hoje está sendo criada num regime quase ilimitado de música grátis e disponível nas redes de troca de arquivos”, disse o analista Mark Mulligan, da Jupiter Research.

“Quando esses consumidores crescerem e aumentarem seu poder de compra, eles deveriam se tornar importantes compradores de música.”

Segundo ele, “a menos que a indústria da música consiga transformar essas pessoas, enquanto ainda são jovens, de consumidores de músicas grátis para consumidores de música paga, eles podem nunca desenvolver o hábito de pagar por música e a indústria poderia sofrer um prejuízo no longo prazo”.

A pesquisa sugere que só 5% de todos os consumidores na internet pagam para baixar músicas, enquanto 15% trocam músicas sem pagar.

Na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, 34% admitiram trocar músicas pela internet sem pagar por isso.

Porém o relatório encontrou uma demanda sólida por downloads de músicas pagas de sites como o iTunes, com 10% dos europeus se dizendo propensos a pagar para baixar músicas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332636/visualizar/